Em Ronda Alta volume de chuva ultrapassou 80mm no perímetro urbano nas últimas horas

Entre a noite de segunda-feira (06) e a manhã de hoje (07) a grande região recebeu um volume considerável de chuva, o que já era esperado, sendo um efeito do ciclone extratropical.

Ronda Alta, por exemplo, somado o volume de ontem para cá, ultrapassou os 80mm. Até as 09h 78mm haviam sido registrados no centro do município.

Conforme relatório do Escritório Municipal da Emater de Ronda Alta, no mês passado a chuva também surpreendeu, quando o município registrou um total de 299mm em junho, número muito acima da média que vinha se dando.

Em Sarandi-RS a chuva forte das últimas horas resultou em transtornos. O Rio Caturetê transbordou, atingindo as casas e causando alagamentos no Centro, além dos bairros: Esperança, Sassi e Cidreira. Nesses locais, alguns moradores tiveram que retirar os móveis rapidamente. O poder público municipal está fazendo um levantamento dos locais mais atingidos para dar suporte às famílias.

A estiagem

O Sul do país vinha sendo afetado até meados de maio com os efeitos da estiagem. O setor agropecuário, sem dúvidas, era o mais atingido até então. As chuvas das últimas semanas vem amenizando esse problema.

Segundo a Agência Nacional de Águas – ANA, através da sua Sala de Crise, a Região Sul apresentou melhoras no armazenamento dos reservatórios e houve redução da seca, depois de análise feita, especialmente nas bacias hidrográficas dos rios Uruguai e Iguaçu.

O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais analisou as chuvas acumuladas nos últimos sete dias no Sul, que foram muito acima da média histórica. Em função das chuvas intensas dos últimos dias, o mês de junho fechou com precipitações acima da média. Para julho a tendência é que as chuvas fiquem dentro da média.

Comenta aí o que você achou dessa matéria...