Ciclone Extratropical deve atingir RS e SC nesta semana, seguido por forte queda na temperatura:

Foto: Rádio Navegantes/Welliton Fortes

Depois do Ciclone Bomba que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na semana passada, agora, o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia está alertando para um ciclone extratropical, que é esperado a partir desta terça-feira, 07 de julho, resultado de uma área de baixa pressão formada sobre o sul do Paraguai, que deve se deslocar pelo Estado.

Grandes volumes de chuva devem cair sobre o RS e SC, entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dia, dependendo da região, além de ventos intensos, entre 60-100km/h e queda de granizo. Ainda, segundo o Instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, incluindo Campanha, Vale do Itajai, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai e Litoral. Veja abaixo o mapa da região que deve ser mais afetada:

Fonte: INMET – Instituto Nacional de Meteorologia

Para Ronda Alta-RS, o Somar Meteorologia está alertando para tempestade nos próximos dias. Na terça-feira (07) são esperados 85mm de chuva para o município e 39mm na quarta-feira (08).

A chuva traz consigo o frio intenso em todo o Estado. A partir de quinta-feira (07), a temperatura deve cair, ficando a mínima por volta dos 02ºC nesse dia e na sexta-feira chegando a 0ºC. Veja abaixo a previsão para Ronda Alta:

Fonte: SOMAR Meteorologia

Instruções:

Em caso de rajadas de vento:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comenta aí o que você achou dessa matéria...