Secretária de Saúde fala sobre casos de Covid-19 no município:

Nos últimos dias Ronda Alta chegou ao número de 08 casos confirmados para a covid-19. Dentre esses casos se faz necessário informar que dois deles se tratam de profissionais de saúde e outro de um funcionário lotado na secretaria municipal de obras e infraestrutura. 

No caso do primeiro profissional da saúde, este precisou ser internado mas já se encontra curado clinicamente e em breve deve retornar a seu posto de atuação. 

É fato que por se tratar de um profissional que está na linha de frente, mesmo havendo a utilização de todos os EPIs disponíveis, há uma propensão maior à infecção pelo vírus, assim foram seguidos todos os protocolos sendo testados os demais profissionais da saúde que tiveram contato com esse caso confirmado. 

Já em relação ao caso do funcionário da Secretaria municipal de obras e infraestrutura, é de se ressaltar que ele esteve internado para observação de seu caso clínico e que outro funcionário que teve contato com ele já foi afastado de suas funções e está orientado e acompanhado em seu isolamento domiciliar.

Todavia, os protocolos que se aplicam a esse caso são diferentes do anterior, pois segundo as normativas expedidas pelo Ministério da Saúde devem ser testados apenas os seguintes grupos: 

pessoas acima de 50 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, trabalhador da saúde e da vigilância em saúde, trabalhadores da administração penitenciária, trabalhadores da segurança pública (departamento estadual de trânsito, bombeiros, policiais civis e militares), trabalhadores que atuam na assistência social (CRAS), trabalhadores do sistema de garantias da criança e do adolescente, conselheiros tutelares e populações indígenas.

Assim, esses grupos serão testados caso tenham contato com casos positivados oi caso apresentem sintomas gripais. 

Em relação aos tipos de testes que serão realizados é de se esclarecer que serão os seguintes: até 07 dias após o início dos sintomas será aplicado o teste RT-pcr (coleta de secreção do nariz e garganta) e para aqueles que estiverem com sintomas a mais de 10 dias será aplicado o teste rápido. 

Assim, tendo em vista que o caso do funcionário da secretaria de obras não se enquadra nos grupos incluídos nas normativas federais e estaduais para testagem, o Secretário Leonir Bianchini, esteve se reunindo com o Prefeito Municipal Miguel Ângelo Gasparetto, com o Vice-Prefeito Odemar Paulo Raimondi, com a Secretária Municipal de Saúde, Tatiana Silva e com os membros do Comitê Municipal de enfrentamento à covid-19. 

Na reunião decidiu-se por colocar os funcionários da pasta em quarentena, mantendo-se em funcionamento apenas os serviços essenciais de vigilância, coleta de lixo e cargos comissionados. Assim, o local receberá uma desinfecção e os funcionários serão acompanhados pelo comitê nos próximos dias. 

No dia 06//06/2020 mais um profissional da saúde, que atente em uma ESF do município, testou positivo por meio do teste RT-pcr, encaminhado ao LACEN, e encontra-se em internação hospitalar, porém seu estado de saúde é estável. 

Ainda não se pode afirmar se esse caso tem relação com o anterior, pois o profissional também atua em outro município e havia testado negativo quando da testagem rápida realizada há alguns dias. 

Explicando o boletim diário 

Outro esclarecimento a ser realizado é em relação ao aumento significativo de casos descartados nos últimos dias, pois até o dia 07/06 foram 102. Esse número expressivo é o reflexo da testagem rápida realizada em todos os profissionais de saúde que tiveram contato com o caso positivado. 

Também é de se observar que sempre há um número de pessoas em isolamento preventivo, pois as ESFs acompanham, por exemplo, pacientes com sintomas gripais, ou que tiveram contato com casos positivados e não se enquadram nos grupos de testagem e até mesmo pessoas que vieram de fora do município. 

Diante desse contexto, a Secretária Municipal de Saúde destacou que, “embora não tenhamos a confirmação de uma transmissão comunitária no município os últimos casos confirmados ascenderam um alerta para todos nós, em relação aos cuidados que devemos ter para evitar possíveis transmissões. Ressalto, o uso de máscara de proteção facial é fundamental, pois forma uma barreira física e reduz o risco de contágio”. 

Por fim, informamos que o Comitê Municipal, responsável pela elaboração das estratégias de combate ao coronavírus, tem se reunido diariamente para realizar uma investigação de onde a pessoa teria ido e onde poderia ter contraído a doença. 

Ainda, o Comitê está a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas da população. 

Fonte: A.I. Pref. Mun. de Ronda Alta/ Morgana Soares

Comenta aí o que você achou dessa matéria...