Ronda Alta – MP, Executivo e Comitê de Combate a Covid-19 discutem questões relativas a mudança de bandeira

Nesse domingo (21), reuniram-se o Executivo municipal juntamente com o Comitê de combate a Covid-19, Secretária Municipal de Saúde, Assessoria jurídica e Ministério Público a fim de discutir a mudança de bandeira, que foi informada pelo governo do estado no sábado (20).


As regiões da 15ª e 20ª coordenadoria regionais de saúde passariam para a bandeira vermelha, observadas novas medidas de prevenção conforme o protocolo de distanciamento controlado adotado pelo estado, a qual muda o funcionamento de vários setores do município, em especial o setor do comércio.


Nesta Reunião foram ponderados vários fatores e o comitê apresentou dados epidemiológicos de Ronda Alta, em relação ao Coronavírus.
Apesar dos 27 casos confirmados no município não temos situações graves e nem hospitais lotados em sua capacidade.

Porém membros do Comitê ressaltaram a importância e a falta de cuidados de alguns estabelecimentos que não estão cumprindo com as disposições dos decretos municipal e estadual.


A ideia para lidar com a situação é ampliar a fiscalização. Também aguardamos uma posição dos municípios associados a Amzop (Associação dos Municípios da Zona da Produção), a qual vai justificar e ponderar a situação da região.


Nesta segunda-feira, o COE estadual analisará a situação da bandeira de acordo com a justificativa da região. Se permaneceremos na bandeira laranja ou de fato passaremos para a bandeira vermelha. Na terça-feira já teremos a definição da cor da bandeira e quais medidas iremos adotar. De qualquer forma reforçamos os cuidados por parte da comunidade para que atentem às medidas válidas no decreto, pois podem ser geradas multas em caso de descumprimento.

Fonte: A.I. Pref. Mun. de Ronda Alta/ Morgana Soares