Recuperação de mata nativa e proteção de nascentes são ações realizadas em Trindade do Sul

Durante esta Semana do Meio Ambiente (01 a 05/06), a equipe da Emater/RS-Ascar de Trindade do Sul, juntamente com a Engie Brasil Energia, realizou ações de recuperação de áreas de mata nativa em propriedades com proteção de nascentes. Foram distribuídas mudas de espécies nativas para incentivar a proteção vegetal de nascentes em duas propriedades rurais. Cada família recebeu 80 mudas, doadas pela empresa de energia.

As famílias beneficiadas receberam orientações para o plantio. A extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Priscila Baraldi Volpi, e a bióloga da Engie, Beatriz Binotto, acompanharam a entrega das mudas. Esta ação já vem sendo desenvolvida no município desde o início do ano passado, buscando beneficiar as famílias com doações de mudas e orientações, conscientizando sobre a importância da preservação do meio ambiente e da manutenção das matas nativas existentes, bem como da recuperação de áreas já degradadas”, explicou a extensionista da Emater/RS-Ascar.

A preservação da mata nativa no entorno das nascentes é um ponto importante dentro do processo de proteção de nascentes, metodologia utilizada pela Emater/RS-Ascar para o fornecimento de água às famílias rurais do Estado. Este processo tem como objetivo o abastecimento das necessidades básicas das famílias, portanto, o curso d’água iniciado na nascente mantém seu fluxo natural. Esta é uma das principais alternativas para o abastecimento de água das famílias rurais que não possuem seus domicílios ligados à rede de distribuição. Milhares de famílias em todo o Estado já foram beneficiadas com esse projeto, que visa à melhoria do bem-estar e da qualidade de vida no meio rural, e que é desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen/ Jornalista Marcela Buzatto