Covid-19: Veja a evolução dos casos na região norte Estado:

Conforme o mapa digital do Coronavírus, atualizado até esse domingo, 31 de maio, o Rio Grande do Sul tem 9332 casos confirmados de Covid-19, sendo que, dessa quantia, 7105 estão recuperados (76,1%) e 2002 são ativos (em recuperação). Até o momento, o Estado registrou 224 óbitos em decorrência do novo vírus.


Neste sábado (30) a tarde, novamente a região de Passo Fundo foi enquadrada na ‘faixa laranja’ do modelo de distanciamento controlado. Essa região abrange 64 municípios.

Passo Fundo-RS é a terceira cidade onde existem mais casos confirmados, ficando atrás apenas de Lajeado (1291) e Porto Alegre (743). Conforme atualização da Sec. de Saúde, até as 13h desse domingo, eram 740 casos confirmados, desse total, 305 já recuperados. Na noite de ontem (31), o município de Passo Fundo informou 32º óbito de morador, sendo uma vítima mulher, de 52 anos, com histórico de comorbidade.


Na sexta-feira, Ronda Alta-RS notificou um suspeito. É aguardado o resultado do material para exame encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – LACEN. Conforme a última atualização da Sec. de Saúde, até as 20h desse domingo, Ronda Alta tem 5 casos confirmados, desses, 3 já são considerados recuperados. Outros 23 casos foram descartados e 40 pessoas estão em isolamento preventivo.


Em Sarandi, a administração municipal do município fez um esclarecimento sobre os casos 7 casos registrados no Presídio Estadual através de teste rápido. Em resumo, afirmam que os presos já estavam com anticorpos, assintomáticos, por isso houve a detecção via teste rápido (que detecta anticorpos, evidenciando o contato com o vírus) e no encaminhamento ao LACEN para teste RT-PCR (que detecta o vírus), este restou por alterado, pois normalmente é utilizado nos primeiros dias de sintomas e detecta o vírus até o 10º dia.

Conforme a nota do poder público daquele município “os testes realizados pelo Lacen não invalidam o resultado dos testes rápidos aplicados no município”.

O Boletim Informativo da Covid-19 atualizado até as 15h30min desse domingo, existem 12 casos positivos (2 pelo Lacen + 10 teste rápido) em Sarandi. Desse total, 2 estão recuperados. Ainda 1 outro caso aguarda o resultado do exame laboratorial.


Trindade do Sul-RS até as 17h desse domingo registrou 42 casos confirmados, de acordo com o último Boletim divulgado pela Sec. de Saúde. Desso total, 16 estão recuperados. Existem 2 casos suspeitos, em que o exame é aguardado. Já foram 245 pessoas testadas naquele município. No momento, 22 pacientes estão em tratamento e 3 hospitalizados. Pelo menos 60 pessoas seguem em isolamento domiciliar.


Em Constantina-RS, um caso que havia sido confirmado por meio de teste rápido no sábado, foi descartado nesse domingo com o recebimento do exame do LACEN, que atestou negativo para Covid-19. Portanto, o município de Constantina não possui nenhum caso de Coronavírus.

Comenta aí o que você achou dessa matéria...