Abatedouro e Entreposto de Carne Serafin é um dos primeiros do Estado a ter registro no SUSAF

O Abatedouro Serafin, de propriedade do Sr. Ataídes Serafin, localizado na Comunidade da Linha Dona Clara no Município de Ronda Alta, é um dos primeiros estabelecimentos do Estado do Rio Grande do Sul a obter o Registro de equivalência do SUSAF (Sistema unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) para o Entreposto de carne em anexo ao seu abatedouro. Para viabilizar essa conquista foi necessário um pesado investimento do proprietário nas adequações da estrutura, bem como o suporte técnico e de serviços de máquinas fornecidos pela Administração Municipal.

É de se destacar que o Abatedouro iniciou suas atividades em 2001 e desde então realiza abate de suínos e bovinos com o registro do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que permitia a comercialização dos produtos apenas no território municipal.

Outrossim, com o registro no SUSAF, regulamentado pelo decreto Estadual de nº 49340, de 05 de junho de 2012, o proprietário terá a possibilidade de comercializar cortes de bovinos e suínos em todo o território estadual, permitindo a expansão dos serviços prestados pela empresa rondaltense.

Como já mencionado, o proprietário realizou investimentos para adequar seu estabelecimento com relação às exigências da legislação vigente no que diz respeito ao sistema de abate e ampliação da câmara fria, da barreira sanitária e no fluxo de produtos, assegurando assim maior quantidade e melhor qualidade no produto final ofertado ao mercado.

Para tornar esse projeto possível, além dos recursos investidos pelo proprietário, a atuação da Administração Municipal foi essencial, pois essa realizou a contratação da empresa ADMAU, de Frederico Westphalen, com o objetivo de prestar assessoria especializada pra orientar quanto aos passos a serem seguidos pelo empreendedor.

Fonte: A.I. Pref. Mun. de Ronda Alta/ Morgana Soares