Perfuração de poços beneficia famílias com problemas de escassez de água

“Combate à escassez de água por perfuração de poços”. Por meio desse programa, mais de 17 mil famílias que enfrentam problemas de escassez de água serão beneficiadas com a perfuração de poços em todo o Estado. Essa é uma ação da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), executada pelo Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra). Segundo divulgação da Seapdr, até o momento já foram perfurados 27 poços e realizada uma recuperação/limpeza. A meta do programa para este ano é a perfuração de 113 poços tubulares.

Enquanto a Secretaria Estadual de Obras e Habitação trabalha para a instalação de redes de água e a perfuração de poços artesianos, a Seapdr, com auxílio da Emater/RS-Ascar, perfura poços para atender as famílias ligadas à agricultura familiar. Na semana passada, as máquinas e as equipes responsáveis estiveram em Frederico Westphalen, na Linha São Roque, perfurando um poço que beneficiará cerca de 40 famílias.

O programa entrega poços tubulares profundos em locais onde a rede de água convencional não chega, atendendo famílias com água de qualidade nas localidades rurais do interior do estado. A Seapdr firma o Termo de Cooperação junto ao município e o Dinfra realiza a perfuração do poço tubular, para atender localidades com escassez de água.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen/Jornalista Marcela Buzatto

Comenta aí o que você achou dessa matéria...