Sarandi tem feira on-line

Parceria entre a COOPAFS, rede de inovação Conecta UPF e empresa Elevor vai auxiliar produtores rurais e de agroindústrias neste momento de crise

Com aulas paradas e a venda direta ao consumidor em feiras interrompida, a Cooperativa da Produção dos Agricultores Familiares de Sarandi e Região (COOPAFS) começou a enfrentar dificuldades para escoar a produção agrícola e de agroindústrias. Na busca por uma nova forma de manter a venda neste período de pandemia, a Cooperativa buscou a rede de inovação Conecta UPF para saber mais sobre o projeto da feira on-line desenvolvida para Passo Fundo. A partir do modelo, uma nova parceria viabilizada com a empresa Elevor vai permitir que os produtores de Sarandi e região mantenham as vendas e que a comunidade possa fazer as compras de casa. Mais de 70 itens estão disponíveis no site http://sarandi.feiradopequenoprodutor.com.br/.

A presidente da COOPAFS Janete Junges Schewede conta que grande parte dos associados vende a produção para a merenda escolar e, com o cancelamento das aulas, e sem a realização de feiras, estavam com dificuldade de escoar os produtos. Na busca de alternativas, acabaram conhecendo a iniciativa de Passo Fundo e buscaram a rede de inovação Conecta UPF que intermediou o contato com a empresa Elevor. “Isso vai ajudar em muito os agricultores, a coorperativa, e vai ajudar a sociedade a não ter que sair de casa. As pessoas vão poder adquirir de dentro de casa produtos de extrema qualidade”, destaca Janete.

Rafael Dal Molin, diretor da Elevor, conta que a experiência de Passo Fundo foi muito bem sucedida, tanto que serviu de modelo para outros municípios. “É muito gratificante poder fazer parte deste projeto, poder contribuir com o nosso trabalho e ajudar outras pessoas. Temos a consciência de que nosso trabalho é muito importante para a sociedade, dentro de nosso princípio que é ajudar as empresas a serem melhores. Muitas famílias dependem disso para terem seu sustento. E o projeto da feira tornou isso muito evidente. Num momento em que muito se fala e pouco se faz de fato, essas iniciativas fazem a diferença na vida de muita gente”, pontua.

A diretora da UPF Sarandi, Denise Gelain, destaca que o apoio da UPF neste momento a fortalece enquanto instituição de cunho comunitário e social. “Temos a possibilidade de proporcionar aos agricultores uma oportunidade para venda e compra de produtos nesse momento de incertezas e fragilidades que essa situação que a Covid-19 nos impõe. A comercialização foi prejudicada em função do distanciamento social e os agricultores começaram a ter empecilhos em relação às vendas”, reitera.

O executivo da Conecta UPF, Giezi Schneider, reforça que a possibilidade de articular diferentes parceiros para viabilizar a criação da plataforma reforça o caráter comunitário da UPF. “Além disso, uma das funções da rede de inovação Conecta UPF é popularizar o uso da tecnologia, tornando-a acessível a todos, do produtor rural ao consumidor do que é produzido. Ver esse projeto sendo implementado em outros lugares, além de Passo Fundo, é motivo de satisfação e a certeza de que a colaboração é fundamental para superarmos momentos de dificuldade como o que enfrentamos hoje”, completa.

Como comprar

Basta colocar os itens no carrinho pelo site http://sarandi.feiradopequenoprodutor.com.br/; realizar o cadastro; e finalizar a compra. Após a realização da compra, o pedido vai para os feirantes realizarem a colheita e separação.

Pedidos feitos entre a terça de tarde e a quinta à noite (até às 21h) serão entregues no sábado pela manhã. Pedidos feitos entre a sexta de manhã e a terça de manhã (até às 12h) serão entregues na quarta-feira. Os pedidos serão entregues sem custo.

Fonte: Assessoria de Imprensa UPF

Comenta aí o que você achou dessa matéria...