UPF institui Comitê de Prevenção e Controle do Covid-19

Comitê será responsável por monitorar a evolução da disseminação do vírus no Brasil e definir estratégias para diminuir o risco de contaminação entre a comunidade acadêmica. Atividades acadêmicas ocorrem normalmente

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) instituiu na sexta-feira, dia 13 de março, o Comitê de Prevenção e Controle do Covid-19. Formado por representantes das mantidas da FUPF, dos cursos da área da saúde, de setores e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Comitê será responsável por acompanhar as informações da evolução do vírus no Brasil e na região e definir as ações e estratégias de informação e diminuição do risco de contágio entre a comunidade acadêmica. As atividades acadêmicas e administrativas ocorrem normalmente em Passo Fundo e na estrutura multicampi.

Atenta à situação da disseminação do vírus, a Instituição já vinha adotando medidas preventivas, dentre elas a orientação e disponibilização de informações sobre cuidados de higiene, distribuição de álcool gel nos prédios e setores institucionais, bem como interdição de bebedouros, conforme orientação da Vigilância Sanitária.

Para definir as estratégias necessárias para a diminuição da possibilidade de contato com o novo coronavírus, o Comitê continuará acompanhando as informações técnicas a respeito do comportamento do Covid-19 no Brasil e na região. Com base nesses dados, irá definir as estratégias cabíveis à Instituição a fim de resguardar a comunidade acadêmica.

A reunião de instituição do Comitê de Prevenção contou com a presença de representantes da Reitoria, FUPF, mantidas da Fundação, cursos da área da saúde e setores estratégicos.

Prevenção é o melhor cuidado

Alguns cuidados são importantes tanto para garantir a própria saúde, quanto para garantir a saúde das pessoas próximas.

Confira:

Higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou solução alcoólica (álcool gel) – quando não estiverem visivelmente sujas;

Se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel;

Evitar levar as mãos aos olhos, boca e nariz;

Não compartilhar talheres, copos, chimarrão, maquiagens entre outros;

Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies com frequência usando solução alcoólica 70%;

Manter os ambientes ventilados.

Foto: Leonardo Andreoli e Camila Guedes