AMZOP faz encaminhamentos coletivos para evitar o avanço do Coronavírus

Várias medidas visando prevenir a ocorrência do Coronavírus na área da 19ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde, com sede, respectivamente em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões foram definidas na reunião promovida pela Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), na tarde desta segunda-feira,16, em Seberi.

Além de Prefeitos ou representantes, estavam presentes os Secretários Municipais de Saúde, bem como as coordenadoras de Saúde, Marly Vendrusculo e Mariangela Salaberry e suas equipes técnicas. Também presentes o presidente da Amzop, Gerri Sawaris e o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire.

O presidente da Amzop, prefeito de Constantina, Gerri Sawaris disse que foram tomadas várias decisões e que levam em conta, também, determinações dos governos do Estado e da União, como forma de evitar que o vírus se espalhe. Entre as decisões estão o cancelamento ou adiamento de todos os tipos de eventos, entre os quais feiras, competições esportivas, aulas e bailes de terceira idade.

Também foram definidos pedidos a serem entregues aos governos estadual e federal, em relação à liberação de recursos para o setor de saúde. No encontro as equipes técnicas deram orientações Plano de Contingência do Coronavírus diversas, especialmente quanto à implementação do plano. As duas coordenadoras de Saúde foram unânimes ao afirmar que neste momento deve haver uma mobilização de todos os municípios no sentido de conter o vírus.

O prefeito de Alpestre, médico Valdir Zasso ressaltou que é de fundamental importância de evitar deslocamentos. “O problema também está na circulação das pessoas e quanto menos deslocamentos de uma cidade ou região para outra, melhor”, afirmou o médico. Na sua avaliação, somente em casos de urgência deve haver deslocamentos das pessoas. O salão de eventos da Amzop estava completamente lotado, havendo muito interesse de todos os presentes em relação aos temas abordados.

A Amzop ressalta a importância e necessidade do trabalho dos profissionais de imprensa e de todos os órgãos de comunicação na abordagem e orientação da população acerca do Coronavírus.

Fonte: Assessoria de Imprensa AMZOP

Comenta aí o que você achou dessa matéria...