Ronda Alta – Segunda Etapa do Calendário de Vacinação 2020

Continuando a divulgação do Calendário do Vacinação 2020, ressalta-se que a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai se realizar entre os dias 13 de abril e 15 de maio, sendo o dia 25 de abril o dia D de mobilização Nacional. Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, as forças de segurança e salvamento, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, neste ano os adultos de 55 a 59 anos de idade também serão vacinados. O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 67,7 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação. 

Além dessas campanhas será intensificada a rotina da Vacinação contra a febre amarela em novas áreas com recomendação da vacinação e dose de reforço para crianças com quatro anos de idade, A estratégia de mobilização social deverá ser reforçada no sentido de melhorar a adesão da população à vacinação e consequentemente melhorar a cobertura vacinal. 

Neste ano também será incluída a dose de reforço para as crianças com quatro anos de idade, o que requer ampla divulgação da estratégia. Vale ressaltar que a partir de 2020, 1.101 novos municípios da Região Nordeste passarão a ser área com recomendação da vacinação contra a febre amarela, conforme as normas do Calendário Nacional de Vacinação, em virtude da situação epidemiológica no País e a necessidade de proteger esta população contra a doença. Independente da intensificação vacinal para a febre amarela nesses Estados, os demais Estados do País devem também atualizar a Caderneta de Vacinação de forma seletiva para esta vacina. Então caso for viajar para regiões afetadas atualize sua carteira de vacinação. 

A Enfermeira Carina, responsável pelo setor de vacinas, informa que a sala de vacinas funciona de segunda a quinta-feira das 08h as 12h e das 13:30 as 17:30, e na sexta-feira das 07h as 13h. 

Sendo assim, em caso de qualquer dúvida sobre as imunizações a Enfermeira Carina está a disposição, dirija-se à Policlínica e esclareça qualquer incerteza.


Lembrando: Sempre que procurar a sala de vacinas tenha consigo o seu cartão SUS e sua caderneta de vacinas. 

Fonte: A.I. Pref. Mun. de Ronda Alta/ Morgana Soares