Secretaria municipal de Educação organiza Cardápio Escolar para 2020

Para iniciar o ano letivo a Secretaria de Educação e Desporto está realizando várias melhorias no espaço físico das Escolas. Mas, para oferecer uma educação de qualidade é preciso também oferecer aos alunos uma alimentação balanceada, por isso a Alimentação Escolar municipal segue as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como objetivo contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

O cardápio da alimentação escolar é elaborado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Vanessa Carbonari Simon (CRN2 13745), que atua também como responsável técnica pela alimentação escolar municipal.

É preciso ressaltar que o Município atende 4 escolas, e serve em média 1.300 refeições/dia, sendo que os recursos utilizados são provenientes do FNDE (MEC) além de contrapartida com recursos próprios da Prefeitura Municipal (cerca de 65% do valor total utilizado).

A nutricionista destacou ainda que “Procuramos valorizar a produção e economia local, adquirindo alimentos dos agricultores familiares do município. O PNAE determina que 30% dos recursos repassados pelo FNDE devem ser utilizados com a agricultura familiar. Ronda Alta utilizou no ano de 2019 mais de 90% do recurso FNDE com a agricultura familiar. ”

Sobre a compra de gêneros alimentícios para alimentação escolar, essa é realizada através de licitação. Já, para a aquisição de alimentos advindos da agricultura familiar, é realizada Chamada Pública.

A distribuição das refeições na rede Pública ocorre da seguinte forma:

EMEI Vó Elmira e EMEI  Arco Íris possuem turmas em Turno Integral que recebem 

café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e após uma fruta. Para as turmas que frequentam turno parcial são ofertadas as refeições disponíveis conforme o turno (manhã ou tarde). 

Nas escolas EMEF Mem de Sá e EMEF Alderi Facchi os alunos recebem o lanche da manhã e o lanche da tarde. 

A prioridade na alimentação servida aos alunos encontra-se na qualidade e variedade dos gêneros alimentícios. Dentre os alimentos disponibilizados nos cardápios da rede municipal de ensino, no café da manhã encontram-se: pães, sanduíches, bolachas caseiras, leite. Já no lanche da manhã geralmente são servidas frutas variadas. No almoço são servidos: arroz, feijões, carnes variadas, massas caseiras, polenta, purê de batatas, lasanha, mandioca, moranga, grande variedade de saladas, entre outras preparações. Já no lanche da tarde são ofertados: frutas, bolos, sanduíches, bolachas e cuca caseiras, alimentos integrais, leite, sucos naturais de fruta e também “comida de sal”, como sopas, polenta com molho, entre outros. 

A responsável pela alimentação dos alunos da rede municipal enfatizou ainda que são priorizados alimentos naturais, frutas são ofertadas todos os dias na Educação Infantil e no mínimo 03 vezes por semana no Ensino fundamental, vegetais e legumes são disponibilizados todos os dias. 

Industrializados são evitados no cardápio, além de não serem incluídos doces e frituras na alimentação cotidiana dos alunos.

Fonte: A.I. Pref. Mun. de Ronda Alta/ Morgana Soares

Comenta aí o que você achou dessa matéria...