Barragem do Rio Passo Fundo: escassez de água entristece a comunidade e preocupa investidores

Local que trouxe muitas alegrias e investimentos para o município de Ronda Alta, hoje sofre com a falta de chuva em grandes proporções. Atualmente, o volume de água do reservatório se encontra entorno de 27,87% (atualizado em 24-01), considerado um dos mais crítico da história, desde o início das atividades da Hidrelétrica.

Estivemos nessa quinta-feira, 24 de janeiro, na comunidade da Lª Dona Carolina, divisa com a Lª Santa Catarina. As imagens da matéria falam por si.

 As chuvas dos últimos meses não tem sido expressivas para que as nascentes voltem a fomentar os rios afluentes da barragem.  

Para a economia                                 

Mesmo o município recebendo royalties provenientes da geração de energia, com o nível da água tão baixo, os balneários não tem sido tão atrativos para os visitantes, que antes vinham passar momentos em lazer com a família e agora, buscam outros locais.

 Segundo alguns empreendedores, com essa situação, houve uma retração nas vendas de combustíveis e produtos de supermercado, em comparação aos anos anteriores. Investimentos em construções nos loteamentos legalizados, que antes geravam emprego e renda, também ficam travados.

Sobre o meio ambiente

A piracema foi muito prejudicada com o baixo nível do reservatório, afinal, sabe-se que vários cardumes sobem em pequenos rios para se reproduzirem.

Nossa equipe percorreu um trajeto de 3km a pé as margens da barragem. Neste trajeto, não foram encontrados peixes mortos, o que é um bom sinal.

Alerta

Algumas madeiras pontiagudas que antes estavam submersas, agora aparecem, podendo trazer riscos náuticos, mas não somente para navegação, como também para banhistas.

Foto: Welliton Fortes/Rádio Navegantes
Foto: Welliton Fortes/Rádio Navegantes
Foto: Welliton Fortes/Rádio Navegantes
Foto: Welliton Fortes/Rádio Navegantes
Foto: Welliton Fortes/Rádio Navegantes
Foto: Welliton Fortes/Rádio Navegantes

Comenta aí o que você achou dessa matéria...