Roteiro de Turismo Rural em Planalto é aposta para movimentar a região

Para fortalecer o setor de Turismo Rural local e da região, o município de Planalto está organizando um novo roteiro turístico. Vale das Uvas é a mais nova aposta do município para atrair visitantes das diferentes regiões, interessados em conhecer as belezas, a gastronomia e os atrativos do meio rural de Planalto. A ideia ainda está em fase de construção, mas a intenção dos organizadores é iniciar o roteiro no período de colheita da uva, a partir do mês de janeiro. Na última quarta-feira (20/11), um roteiro experimental foi realizado para analisar a estrutura e a organização existente. Autoridades, lideranças locais e profissionais que trabalham com o setor de turismo participaram do roteiro experimental, realizado para observar os pontos fortes desse trabalho e os aspectos a melhorar.

O roteiro de Turismo Rural “Vale das Uvas: a magia da uva e o encanto de um povo” é um projeto que iniciou no mês de julho, com o lançamento da ideia e a organização das famílias. Essa proposta contempla 11 famílias que vivem na comunidade Vale das Uvas, interior de Planalto, e que se dispuseram a abrir suas propriedades e participar do Turismo Rural. “A comunidade Vale das Uvas é um local com muito potencial. São 46 hectares de parreira e uma localidade de muitas belezas. Em decorrência disso, surgiu a ideia de explorar o turismo rural, apresentar aos visitantes um pouco da cultura e da forma de viver das famílias que moram ali”, explicou a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Edimara Dal Ross.

O projeto de Turismo Rural foi uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, conveniada com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Prefeitura de Planalto e contou com o apoio da Sicredi, que disponibilizou um recurso que auxilia as famílias na estrutura do roteiro, para melhor receber os turistas. “Desde que lançamos a ideia do roteiro, em julho deste ano, as famílias começaram a se estruturar, fazendo um trabalho de organização da propriedade, práticas de paisagismo e jardinagem, além da capacitação envolvendo o atendimento e a recepção ao turista, entre outros aspectos importantes que envolvem o turismo”, comentou Edimara.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Comenta aí o que você achou dessa matéria...