Operação DeclaraGrãos deve atingir pelo menos 600 contribuintes na região:

Delegacia da Receita Federal do Brasil em Passo Fundo deflagou na manhã desta terça-feira (19) a primeira fase da Operação “DeclaraGrãos” em municípios de toda a região. O objetivo é apurar a provável ocorrência de sonegação de imposto de renda por parte de produtores rurais.

Em entrevista na Uirapuru, o auditor-fiscal da Receita Federal, Leandro Tessaro, explicou que foi feito um cruzamento das notas fiscais emitidas pelos produtores rurais de toda a região com as declarações de imposto de renda. Segundo o auditor, casos de omissões de declarações foram constatados por parte de alguns produtores. Disse que o objetivo a partir do cruzamento dos dados é convocar os contribuintes para que justifiquem ou apresentem as declarações.

Conforme Tessaro, em Passo Fundo foram constatados 125 produtores com valor de receita não declaradas em torno de R$ 48 milhões e um valor de imposto de renda omitido e não pago de mais de um milhão.

Na região, esta primeira fase da operação, segundo o auditor, deve atingir o número de 600 contribuintes que serão notificados. Tessaro alertou os contribuintes rurais para que verifiquem suas notas e suas declarações e caso encontrem erros procurem a Receita Federal para realizar a regularização.

Caso os contribuintes notificados entendam não estarem efetivamente obrigados à apresentação dessas declarações, deverão também procurar a unidade. De acordo com auditor, a operação tem como alvo os grandes produtores.

Fonte: Rádio Uirapuru

Comenta aí o que você achou dessa matéria...