Cerca de 29% das lavouras de trigo estão em fase de maturação em nossa região:

A área de cultivo de trigo no RS corresponde a 37% da área brasileira de plantio com o grão.

No Rio Grande do Sul, 8% das lavouras de trigo encontram-se em fase de floração, 64% estão na fase de enchimento do grão, em 27% delas o trigo encontra-se em maturação (característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita) e foi colhido 1% das lavouras. Nesta safra, a área estimada pela Emater/RS-Ascar para o cultivo do trigo é de 739,4 mil hectares.

Na regional de Frederico Westphalen (14% da área no Estado), que corresponde aos Coredes Rio da Várzea e Médio Alto Uruguai, 71% das lavouras encontram-se na fase de enchimento do grão e 29% em maturação (característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita).

Na regional de Passo Fundo (6,5% da área com trigo no Estado), que engloba os Coredes Produção e Nordeste, 10% das áreas estão na fase de floração e 90% na fase de enchimento do grão. Os produtores continuam a realizar monitoramento de pragas e doenças, além de aplicações de tratamentos fitossanitários. Destaque para os municípios de Não-Me-Toque (com seis mil hectares) e Lagoa Vermelha (com quatro mil hectares), cujo rendimento em 2018 foi de 3,6 toneladas por hectare, acima da média do Estado, que é de 2,4 toneladas por hectare.

Fonte: Emater/Ascar

Comenta aí o que você achou dessa matéria...