Realizado 9º Jantar e premiados os melhores vinhos de Ronda Alta

Na última sexta-feira, 02 de agosto, acompanhamos o 9º Jantar do Vinho. Houve a premiação dos melhores vinhos produzidos em nosso município, bem como inauguração oficial do Salão da Comunidade da Lª Divisória.

Estivemos presentes no momento da degustação, realizada por uma comissão de avaliadores, ainda na quinta, 01 de agosto. Naquela oportunidade, foram apreciados 19 vinhos brancos (pinot, niágara, lorena e moscato) e 15 vinhos tintos (bordo e isabel).

O evento realizado pela Emater, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Ronda Alta foi um sucesso. Mais de 600 pessoas estiveram saboreando o jantar, que tornou-se tradicional e serve pratos típicos italianos (leitão assado, carne suína defumada, codeguim, polenta, queijo, fortaia, radite coti, tortéi, mandioca/bacon, moranga caramelada e saladas).

Autoridades locais fizeram-se presentes além de representantes do Senador Paulo Paim e Deputado Dionilso Marcon.

Segundo o extensionista da Emater, Douglas Campigotto a demanda por fichas foi grande o que mostra a aceitação desse projeto cultural por parte da comunidade. Ele explicou também que não foram disponibilizadas mais fichas pois há uma preocupação da organização com o bom atendimento dos presentes, para que sintam-se satisfeitos com o Jantar.

A premiação do 12º Concurso Municipal do Vinho de Ronda Alta ficou da seguinte forma:

Produtores de vinho tinto:

1º Lugar Vinho Bordô – Ivor Piva

2 º Lugar Vinho Bordô – Natalino Trevisan

3º Lugar Vinho Bordô – Valnei Bianchi

Produtores de vinho branco:

1º Lugar Vinho Lorena – Vitor Cavazini

2º Lugar Vinho Lorena – Ivo Zeni

3º Lugar Vinho Lorena – Marcos Beltrame

História

Em 2007 representantes da Emater, Sindicato, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal tiveram a ideia de realizar um Concurso de Vinhos em Ronda Alta. Dois anos depois, a organização decidiu fazer também um Jantar, naquela época, com objetivo de reunir 30 ou 40 pessoas somente.

O evento começou a crescer gradativamente com o passar dos anos, ou seja, os rondaltenses aderiram a ideia, fazendo do Concurso Muncipal e Jantar do Vinho eventos tradicionais de Ronda Alta, sendo realizados anualmente.

Desde 2018, a comunidade da Linha Divisória está sediando o evento. Segundo os organizadores, isso se deve ao fato daquela comunidade já ter uma história ligada fortemente a cultura italiana. A mais de três décadas, já existia um grupo de dança italiana naquela localidade, há vários produtores de vinho que residem ali, além do grupo de cantos. A Divisória além de ter esta história ligada a essa etnia, também conta com infraestrutura adequada para evento desta proporção.

Fotos: Roger dos Reis

Veja as Fotos:

Comenta aí o que você achou dessa matéria...