Realizada formatura do PROERD em Rondinha

Na tarde de hoje, 27 de agosto, nossa reportagem acompanhou mais uma vez a formatura de jovens no PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, que aproxima os policias militares das escolas, fazendo um contato direto com as crianças e adolescentes, no intuito de esclarecer sobre o mundo das drogas e da violência. Questões como respeito aos pais, valorização a vida, trabalho e estudos também são apresentadas aos participantes.

Pelo menos 57 jovens rondinhenses receberam o certificado de comprovação e fizeram o juramento contra as drogas. O evento aconteceu no Museu Evangelizador e foi prestigiado por autoridades regionais, pais, professores, bem como os policiais da Brigada Militar, que estão engajados há pelo menos 6 anos neste trabalho preventivo em Rondinha.

Além do trabalho informativo sobre os malefícios das drogas e o mundo do crime, também são ministradas aulas com objetivo de incentivar os adolescentes a seguirem o caminho do bem, para que hajam com respeito aos pais, deem valor aos estudos, ao trabalho e esportes.

Nesta quarta-feira, 28, turmas de Ronda Alta-RS também irão receber o certificado de formação.

O programa

O objetivo do Programa é desenvolver uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado (policial instrutor PROERD), professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha. No âmbito da Brigada Militar tem as normas e procedimentos regulados na Nota De Instrução de Ensino e Treinamento Nº 005.1 em programa institucional da Corporação e Política Pública de Prevenção às Drogas, consoante Lei Estadual n° 13.468, de 15 de junho de 2010; aplicado na rede escolar do Estado do Rio Grande do Sul. Visa alcançar crianças dos 5º e 7º anos, da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para jovens do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Estado, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária, proporcionando um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos PROERD e adultos interessados em geral. Todos os currículos são aplicados com técnicas pedagógicas e materiais didático específicas, definidas pela Coordenação Estadual, seguindo as normas e preceitos da Câmara Técnica Nacional do PROERD. 

Fotos: Rádio Navegantes
Fotos: Rádio Navegantes
Fotos: Rádio Navegantes

Comenta aí o que você achou dessa matéria...