Tradicional Café Colonial de Engenho Velho reúne as comunidades rurais

A programação do tradicional Café Colonial, realizado anualmente no município de Engenho Velho, teve início nesta semana, na última terça-feira (02/07). O evento é realizado em dias alternados e contempla todas as comunidades rurais e a sede do município. A Emater/RS-Ascar e Prefeitura são os promotores do evento, juntamente com a Cotrisal, Cresol e Câmara de Vereadores. Este ano, o tema do Café Colonial é “Família: nossa joia mais rara”. A cada comunidade que sediará o evento um assunto diferente será abordado por meio de palestras.

A primeira comunidade que realizou o Café foi a Linha Cachoerinha, na noite de terça-feira (02/07). A atividade contou com a participação da psicóloga da Cotrisal, Alexandra Castoldi, que palestrou sobre relacionamento do casal. Nesta quarta-feira (03/07), a atividade aconteceu na Linha Martinelli, com palestra do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, que explanou sobre os cuidados com a saúde e bem-estar dos trabalhadores rurais.

A programação do Café Colonial segue na próxima semana, no dia 09 de julho, na comunidade da Linha Bonita, contando com a participação da psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde, Luana De Dordi, falando sobre saúde mental. A comunidade da Linha Trombetta sediará o evento no dia 11 de julho, a partir das 19h, na propriedade da família Troian. Na ocasião, o supervisor da Emater/RS-Ascar, Leonir Bonavigo, palestrará sobre a sucessão familiar nas propriedades rurais.

No dia 16 de julho, a comunidade sede do evento é a Linha Maraschin. Representantes das entidades ligadas ao meio rural do município estarão reunidas para discutir sobre a oferta de oportunidades aos jovens rurais. Para fechar o roteiro das comunidades rurais, a Linha Rigon será a última a sediar o evento, no dia 18 de julho, com palestra da psicopedagoga Silvana Sassi. O encerramento do Café Colonial acontecerá na sede do município, no dia 24 de julho, Centro de Cultura. A partir das 19h, a psicóloga e especialista em envelhecimento, Juliana Frighetto, palestrará no evento.

Fonte: A.I. Emater/ Jornalista Marcela Buzatto

Comenta aí o que você achou dessa matéria...