Upf e Sarandi: Relação de crescimento constante

Por meio da produção de conhecimento, a UPF Sarandi contribuiu com o desenvolvimento do município, que completa 80 anos em 2019 

A cidade de Sarandi completa 80 anos neste 27 de junho e a Universidade de Passo Fundo (UPF) faz parte da história do município por intermédio do campus da Instituição, o qual iniciou suas atividades no ano de 2003, contribuindo com a formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, técnicos profissionalizantes e de extensão, além da prestação de diversos serviços à comunidade, a presença da UPF na localidade permitiu a ocupação de um importante espaço geoeducacional e uma constante participação no desenvolvimento regional.

Na UPF Sarandi, são oferecidos os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, bem como o curso técnico em Enfermagem. Ainda, o Campus presta serviço de forma gratuita para a população, com assistência jurídica, por meio do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), e com atendimento a demandas referentes às relações de consumo, por meio do Balcão do Consumidor. Por intermédio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), presta também informações e orientações aos contribuintes de baixa renda, microempreendedores individuais ou sociedades civis sem fins lucrativos, que, de outro modo, não teriam acesso a orientações contábeis e fiscais.

O Campus da UPF Sarandi é constituído por uma ampla infraestrutura, composta por biblioteca e laboratórios que dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem em atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. A reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, afirma que a UPF tem um compromisso com a educação superior no norte do estado. “Desde a sua fundação, ela primou por dar acesso aos mais diferentes municípios da região. Em Sarandi, a Instituição recebe alunos oriundos de 14 municípios, nos quais os mais de 800 egressos do Campus atuam e contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade melhor. E se temos a certeza de muito ter feito até agora, temos ainda mais certeza de que em muito podemos contribuir no sentido de qualificar ainda mais, oferecendo formação superior, educação continuada e inovação, de acordo com as necessidades e perspectivas da comunidade sarandiense”, destaca.

Segundo a reitora, nesse momento de celebração, é preciso lembrar que não é o território nem são as edificações que fazem uma grande cidade, mas as pessoas que a constroem e a constituem. “Por isso, parabenizamos a comunidade de Sarandi pelos 80 anos do município e pelos grandes feitos que a fizeram crescer e ocupar o importante espaço que ocupa hoje!”, disse Bernadete.  

UPF cada vez mais próxima da comunidade

No ano em que o município completa 80 anos, a UPF Sarandi tem uma nova diretora à frente da administração do campus: a professora Dra. Denise Gelain. Em sua nova função, a docente conta que uma das suas principais ações será aproximar ainda mais a Instituição da população, pensando no bem comum. “Nós temos que ter um olhar especial, acolhedor e carinhoso para a nossa comunidade acadêmica, de Sarandi e da região. A UPF tem muito potencial e Sarandi tem que aproveitar esse potencial que a Universidade tem a oferecer. Tenho certeza que, com diálogo entre todos os segmentos e setores, nós vamos alinhar um trabalho muito bonito, muito democrático, responsável e respeitoso. Será uma gestão pensada sob a ótica da horizontalidade, da troca e da igualdade, no fortalecimento técnico e humano dos nossos queridos acadêmicos”, finaliza.

Foto: Camila Guedes

Comenta aí o que você achou dessa matéria...