Três Palmeiras promove tarde técnica com destaque à qualidade do leite

O município de Três Palmeiras realizou na última semana uma tarde técnica para orientar as famílias produtoras de leite quanto às Instruções Normativas (IN) 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que modernizam o sistema de controle da qualidade do leite no Brasil. A IN 76 traz os regulamentos técnicos para identidade e qualidade do leite cru, do leite pasteurizado e do leite pasteurizado tipo A. Já a IN 77 estabelece novos critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Secretaria Municipal da Agricultura, foi realizado no Centro de Eventos de Três Palmeiras.

Para falar sobre as Instruções Normativas que regulamentam os processos que garantem a qualidade do leite, o assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, ressaltou a importância das boas práticas agropecuárias na atividade leiteira, responsáveis pela qualidade final do produto e envolvem a sanidade animal, higiene nas instalações e nos equipamentos, a condução da ordenha e a higiene do trabalhador.

Na oportunidade, o assistente técnico da Emater/RS-Ascar também destacou a importância de cada elo da cadeia produtiva desempenhar o seu papel para o bom funcionamento dos processos, as famílias produtoras de leite e as empresas que transportam e transformam o produto. Segundo as novas regulamentações, as empresas deverão elaborar, juntamente com as famílias, planos de qualificação de gestão da propriedade e de boas práticas agropecuárias, além da Assistência Técnica.

Comenta aí o que você achou dessa matéria...