Sintraf Ronda Alta e FASA garantem bolsa de 50% nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária

Faculdade também será parceira para extensão rural e eventos

Produtores da agricultura familiar de Ronda Alta têm mais opções de qualificação e aprendizagem. O Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) e a Faculdade Santo Ângelo (FASA) firmaram parceria para oferta de cursos de extensão, bolsa de estudos e outras atividades de formação a partir das graduações de Medicina Veterinária e Agronomia.

A assinatura do convênio ocorreu no dia 17 de abril, na sede do sindicato. Estiveram presentes, o diretor-presidente da FASA, professor Me. Rafael Rosseto, o coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil, professor Me. Jacson Rodrigues França, o assessor dos cursos de Alternância, Marcos Vinicius Lazzaretti, e, o presidente do Sintraf Ronda Alta, Sergio Guerino Cé.

Através do convênio, associados, colaboradores e filhos de associados e de colaboradores do Sintraf Ronda Alta terão bolsa de estudos de 50% no valor da mensalidade nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Além disso, será possível financiar os outros 50% da mensalidade para pagamento após a formatura.

“Este convênio faz parte de um conjunto de políticas da FASA. Nosso objetivo é contribuir com o fortalecimento dos sindicatos, cooperativas e entidades representativas da sociedade civil, possibilitando ampliar o acesso ao ensino superior e desenvolver atividades de extensão que tenham impacto positivo na comunidade”, comenta Rossetto.

A Faculdade também está à disposição da entidade sindical para a realização de palestras, cursos de formação direcionados aos associados e colaboradores, feiras, dias de campo, dentre outros eventos e atividades.

“É muito importante que existam instituições de ensino superior como a FASA, que tem essa preocupação em ter uma relação mais próxima da comunidade, que cumprem com o papel de promover o desenvolvimento local e regional. Para o Sintraf, é uma parceria que só vem para somar”, destacou Cé.

Sucessão familiar e Pedagogia da Alternância

Sabendo do grande desafio que é manter o jovem no campo e trabalhando nas propriedades rurais familiares, a FASA traz uma inovação para os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia: a Pedagogia da Alternância. 

Neste modo, as aulas ocorrem durante uma semana de forma concentrada (manhã, tarde e noite), com possibilidade de o estudante hospedar-se no Hotel Escola, que funciona junto ao campus. Após a semana de aulas, o acadêmico retorna para casa, por três semanas – tempo em que deverá realizar projetos e estudos, mas, principalmente, poderá dar continuidade ao trabalho na propriedade e aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na prática, junto com a família.

“A FASA e o conhecimento produzido no ensino superior estão a serviço da comunidade, entrelaçando os saberes populares e científicos. A sucessão familiar é um tema importantíssimo para o desenvolvimento regional e a Alternância é nossa contribuição para isso”, afirma o diretor-presidente da FASA.

A parceria com o Sintraf Ronda Alta também amplia as possibilidades de estágio para os acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia da FASA. Os estudantes podem buscar oportunidades a partir do sindicato que apoiará a articulação nas propriedades e na própria instituição.

Comenta aí o que você achou dessa matéria...