É hora de viver grandes experiências

Novos acadêmicos foram recebidos pela Reitoria, dando início ao primeiro semestre de 2019

Centenas de novos acadêmicos foram recebidos na manhã desta quarta-feira (27) em mais uma edição da Recepção Acalourada. Reunidos no Centro de Eventos, Campus I, eles receberam as boas-vindas da Reitoria e puderam conhecer um pouco sobre a estrutura, o funcionamento, os diferenciais e as oportunidades que a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece. À noite, a mesma programação ocorre a partir das 20h.

As experiências que serão vividas e as expectativas foram pontuadas pela reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. Em sua fala, ela deu as boas-vindas e ressaltou que o período que se inicia será fundamental para a formação profissional e humana de todos. “As melhores experiências, nas mais diversas possibilidades, serão vividas dentro da Universidade. Temos a preocupação de formar bons profissionais, mas também seres humanos capazes de transformar a realidade em que vivem”, destacou, colocando a Instituição à disposição de todos.

O vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Casagranda, aproveitou a oportunidade para relatar seu ingresso no ensino superior e a importância de viver todas as possibilidades oferecidas. “Todos estão juntos para auxiliar cada um dos novos estudantes. Cada um é responsável por trilhar o seu caminho e superar os desafios e nós estamos aqui para auxiliar na conquista dos sonhos. Obrigado por escolherem a UPF”, ressaltou.

A escolha por uma grande Instituição foi o destaque da fala do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé. Ele ressaltou a importância do comprometimento dos novos universitários e da busca pela melhor formação. “Vocês escolheram uma grande universidade, capaz de oferecer todas as oportunidades para a formação em que passarão os próximos quatro, cinco ou seis anos. Que aqui dentro vocês possam vivenciar o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão de maneira intensa, agregando conhecimentos e experiências”, pontuou.

O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, chamou atenção para a característica comunitária da UPF e a sua inserção na região, por meio da atuação dos campi, e no estado. “Aqui, tudo é presencial, gente conversando com gente, e esse é um dos nossos grandes diferenciais. Estamos juntos para oportunizar, seja em sala de aula, seja nos projetos desenvolvidos, a mais completa experiência nessa escolha de ser UPF”, disse, lembrando os diversos projetos de extensão da Universidade.

Boas-vindas à vida real

A Big Band marcou presença, responsabilizando-se pela trilha sonora do momento, e o representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Deomar Dias, também participou da atividade. Ele conversou com os acadêmicos repassando orientações sobre a confecção da carteira de estudante e dos eventos promovidos ao longo do ano.

Após as falas, os estudantes participaram de uma conversa descontraída e cheia de informações, com o professor Dr. Ivan Dourado, sobre a vida real dos universitários.

Docente na área da Sociologia, Dourado apresentou dados, números e os diferenciais da Universidade, mostrando aos ingressantes que a realidade será desafiadora, mas também rica em experiências, compartilhamento e crescimento. Para isso, proporcionou reflexões sobre escolhas, profissão e caminhos a serem seguidos.

Fotos: Alessandra Pasinato

Comenta aí o que você achou dessa matéria...