Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) inicia dia 23 de abril:

A Secretaria Municipal de Saúde de Ronda Alta informa que na segunda-feira, dia 23 de abril, inicia a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe). A campanha se estenderá até o dia 1º de junho, quando serão atendidas as pessoas que fazem parte dos grupos a seguir:

  • Crianças de seis meses a menores de cinco anos
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
  • Povos indígenas
  • Trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas* e situações especiais:

Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Doença renal crônica; Doença neurológica crônica; Doença Hepática Crônica; Diabete; Imunossupressão; Obeso; Transplantados e Portadores de Trissomia.

* Apresentação da prescrição médica ou demais comprovantes

A imunização será na Sala de Vacinas, localizada no prédio da Clínica Municipal, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, e às sextas-feiras das 7h às 12h30min.

No sábado, dia 12 de maio, será o Dia D de Vacinação. Neste dia os profissionais irão atender das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, sendo esta uma ótima oportunidade para as pessoas que não podem se deslocar até a secretaria durante a semana.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 90% por grupo prioritário.

 

A Importância da vacinação

Embora não confira proteção completa nem proteção contra todas as causas de morte por problemas respiratórios, previne aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais em idosos, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50 a 70% das mortes em que o vírus influenza foi identificado em laboratório.

Pode impedir milhares de internações.

A vacina é produzida com vírus mortos sem risco de causar a infecção pelo vírus da influenza.

Deve ser administrada todos os anos, preferencialmente 15 dias antes da intensificação da circulação do vírus da influenza.

Faça a sua parte! Imunize-se! Importante levar a Carteira de Vacinação!

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =