Institutos alertam para risco de tempestades no Sul do Brasil

 

Meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam para o risco de tempo severo nas próximas 24 horas em parte da Região Sul do Brasil.

O Cptec/Inpe enfatiza a possibilidade de acumulados expressivos e pontuais de precipitação em pouco tempo, o que pode gerar ocorrências como alagamentos ou enxurradas. O órgão também não descarta farta concentração de raios, rajadas de vento e de modo pontual, tormentas mais graves, como tempestades severas.

“Durante a quarta-feira (14/03), a propagação de um cavado que cruzará os Andes elevará as instabilidades no centro-sul do continente e voltará o escoamento associado ao Jato de Baixos Níveis para esta região. A presença do cavado em altos níveis e aproximação de um sistema frontal favorecerão a ocorrência de chuvas intensas entre o Uruguai e a Argentina ao longo da tarde da quarta-feira. Entre o final da quarta-feira (14/03) e manhã da quinta-feira (15/03), o deslocamento dos sistemas acima mencionados ocasionará forte instabilidade entre o norte da Argentina, Paraguai e boa parte da Região Sul, principalmente para o setor oeste. É elevado o potencial para precipitações intensas em curto período de tempo, amplas descargas elétricas e, não se descarta, a ocorrência de tempestade severa de forma isolada.”

Fonte: De Olho No Tempo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 4 =