PROERD forma mais uma turma no município de Ronda Alta-RS

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) formou mais uma turma no município de Ronda Alta. O evento aconteceu na noite de quarta-feira, 29 de novembro, nas dependências do Esporte Clube Brasil, e contou com a presença do Prefeito Municipal, Miguel Angelo Gasparetto, do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação e Desporto, Odemar Paulo Raimondi, do Presidente de Câmara de Vereadores, Vitor Roque Cavazini, do Capitão Willian Mezzomo Ragnini, Comandante da 3ª Cia de Sarandi, do 1º Sargento Sandro Jacob Ferreira, Instrutor e Coordenador do PROERD 3ª Cia de Sarandi, do Comandante do Grupamento de Ronda Alta, Ari Antunes, do Padre Célio Zamarchi, pais, alunos, professores(as), diretores(as) das escolas, e comunidade em geral.

Na ocasião, receberam seus certificados 110 alunos dos 5ºs Anos das seguintes instituições de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Mem de Sá, Escola Estadual de Educação Básica Professor Alfredo Gavioli, Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Fáv Kavá, Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Luiz Konhko e Escola Estadual de Ensino Fundamental Herculino Baldissarella.
Além dos certificados, foi entregue um troféu aos estudantes que tiveram suas redações classificadas em 1º, 2º e 3º lugares, de cada escola.

 

PROERD

As atividades do PROERD são desenvolvidas no decorrer do ano letivo. O programa tem como objetivos principais trabalhar noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e combater a violência entre crianças e adolescentes. Auxilia os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.

Oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.

O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode  ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas à saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.

Atividades com pais ou responsáveis

Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno para que estes tomem conhecimento do programa em que seu filho participará e das reuniões programadas, durante os trabalhos, com eles.
O Programa proporciona informações sobre comunicação com os filhos, construção da autoestima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência.

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