Confira as principais manchetes de 16 de maio do ano passado

Reunimos as principais manchetes dos jornais do dia 16 de maio de 2016, relembre o que acontecia a uma ano.

1- O presidente em exercício Michel Temer se reuniu com centrais sindicais e um grupo foi criado para discutir a reforma da Previdência. A CUT foi a única a não comparecer e disse que “não reconhece golpistas como governantes”.
2- Temer desautorizou o novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que falou em mudar a regra de escolha do chefe do Ministério Público. Desde o governo Lula, o mais votado pelo MPF é nomeado procurador-geral da República pelo presidente.
3- Criticado pela ausência de mulheres no 1º escalão do governo, Temer escolheu Maria Silvia Bastos Marques para presidir o BNDES. Ela é ex-diretora do banco, ex-presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e ex-secretária de Finanças da Prefeitura do Rio.
4- A ex-sede do Ministério da Cultura (MinC) no Rio e a sede da Funarte em BH foram ocupadas em protesto contra a extinção do MinC (incorporado ao Ministério da Educação por Temer). Em SP, a polícia vai apurar danos a fazenda ocupada em ato contra Temer.
5- A PF indiciou André Gerdau e mais 18 pessoas em inquérito da Operação Zelotespor crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

6- Um 2º pedido para investigar Aécio Neves foi enviado a Gilmar Mendes. O ministro do STF autorizou o 1º pedido de investigação, na semana passada, mas depois suspendeu a coleta de provas.

 

7- Empossado presidente do TSE, Gilmar Mendes decidiu manter a relatoria do processo de prestação de contas da campanha de 2014 da chapa Dilma-Temer. No governo FHC, Mendes foi advogado-geral da União.

 

8- PP, PSC e SD pediram ao STF para que a decisão da Corte de suspender o mandato de Cunha seja submetida ao plenário da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve o mandato suspenso e foi afastado da presidência da Câmara por unanimidade pelo STF há 11 dias.

 

9- A chuva deixou 1 morto e derrubou 98 árvores na cidade de São Paulo. No interior, uma seringueira de 40 metros caiu durante a chuva e bloqueou uma rua por 13 horas. Em SC, a Defesa Civil confirmou a morte de 4 pessoas após os fortes ventos de ontem à noite.

 

10- Um dos cantores mais populares d  música brasileira, Cauby Peixoto morreu aos 85 anos. Cauby foi enterrado em SP, e fãs, amigos e parentes se despediram do artista na Alesp. Veja a repercussão da morte do cantor e relembre sua carreira em fotos.

 

11-  A TIM vai ter de pagar R$ 10 mil a um cliente de Alagoas por ter instalado a música “Lepo Lepo” na chamada de espera do celular dele sem autorização.

 

12- O ex-BBB Laércio de Moura foi preso, suspeito de estuprar uma menina de 13 anos, segundo a polícia. Ele nega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *