Lavouras de milho em fase final: expectativa de boa safra e autossuficiência no Rio Grande do Sul

As chuvas constantes, mesmo com intensidades diferenciadas, estão sendo altamente favoráveis as lavouras da safra de verão. Em especial se destaca o cultivo do milho. O engenheiro agrônomo Claúdio Dóro, da Emater/RS, fala em tom de entusiasmo a respeito das lavouras de milho que estão em ciclo final e apresentando excelente padrão, graças ao clima.

 

Para os próximos 15 dias a torcida é para que essas pancadas de chuva continuem proporcionando um encerramento de cultivo ideal para as lavouras. A Emater/RS projeta média em torno de 150 sacas por hectare.

 

Segundo o agrônomo se essa expectativa se confirmar o Rio Grande do Sul deve ser colher 6 milhões de toneladas. Dóro explica que mesmo que com a área menor, de 806 mil hectares, o estado pode alcançar a autossuficiência.

 

Com relação as cotações, o grão entregue nos portos de Paranaguá/PR ou Santos/SP, chega a R$ 30,50. Já em Passo Fundo, o milho disponível abre a semana com R$ 34,00 a saca de 60 kg, segundo informado durante o Programa Cotações & Mercado, apresentado na manhã de ontem na Uirapuru.

 

Fonte:RÁDIO UIRAPURU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *