Emater/RS-Ascar participa de reunião sobre turismo em Passo Fundo

Nesta terça-feira (10/01), foi realizada em Passo Fundo uma reunião da Associação do Turismo, Cultura e Tradição (Atur). Seis municípios integram a Associação, Passo Fundo, Sertão, Sarandi, Rondinha, Ronda Alta e Constantina, que é composta pelas Prefeituras, entidades civis e empreendedores rurais destes municípios que trabalham com o turismo. A Emater/RS-Ascar é uma destas entidades que compõem a Associação e colabora para o fomento do turismo rural da região. O encontro aconteceu na sede da Fazenda Tropeiro Camponês, na comunidade Pulador.

Pela manhã, foram discutidas ações da Associação, participação em eventos, produção de material, entre outras pautas. Neste ano, a Associação participará da Expodireto Cotrijal, feira que acontece em Não-Me-Toque, no mês de março. A assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Dulcenéia Haas Wommer, conduziu o assunto durante a reunião, orientando sobre a participação da Atur na Expodireto.

O almoço foi servido no local e à tarde houve visitação à sede da Fazenda, para que os participantes pudessem conhecer o trabalho de turismo rural desenvolvido e vivenciar a experiência local. A próxima reunião da Atur está prevista para o dia 07 de fevereiro e acontecerá no Museu do Vinho, em Sarandi, na Linha Cocho.

“As reuniões da Associação são sempre itinerantes, como forma de integração, para que os participantes possam conhecer as atividades e potencialidades de cada município. Isso também gera uma aproximação entre esses atores e, dessa forma, conseguimos mobilizar mais pessoas do setor, discutir propostas. Através dessas ações conseguimos fortalecer o trabalho que já realizamos em cada município, fomentando cada vez mais o turismo rural, como forma de valorização do espaço rural, geração de renda, viabilidade e sucessão”, assegurou Dulcenéia.

O trabalho da Associação do Turismo, Cultura e Tradição vem despertando o interesse de outros municípios. Chapada já comunicou o interesse em participar da Associação para desenvolver o turismo local e regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *