Crianças com pais fumantes têm mais doenças respiratórias, afirma pneumologista

O tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano, em gastos com saúde e perda de produtividade. Ainda, o número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de 6 milhões para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80% delas vão ocorrer em países de baixa e média renda. As informações são de um estudo da Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a médica pneumologista do Hospital da Cidade, Dra. Janaína Pilau, os fumantes estão propícios a inúmeras doenças, principalmente relacionadas ao sistema respiratório, como bronquite e cânceres.

Explica que os fumantes inalam cigarro nas tragadas, já as pessoas ao seu redor acabam inalando a fumaça de maneira contínua. Por isso, crianças com pais fumantes têm mais doenças respiratórias e, ainda, companheiros de fumantes têm mais chances de desenvolver câncer de pulmão e ter enfisema pulmonar.

Destaca que horas sem fumar já melhoram a frequência cardíaca e a pressão arterial. Após cinco anos sem cigarro, diminuiu o risco de infarto e depois de dez anos alguns tipos de câncer.

Quem deseja parar de fumar pode buscar o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Passo Fundo, da Prefeitura. Com atendimento na Rua Capitão Eleutério, nº 309. Mais informações pelo telefone: (54)3314-7721.

 

Fonte:RÁDIO UIRAPURU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *