Preocupação com destino correto dos resíduos continua no município:

A preocupação com a separação e destino correto dos resíduos urbanos do município de Ronda Alta continua. Na terça-feira, 8 de novembro, começou a implantação de composteiras nas escolas da rede municipal de ensino. A primeira a receber a novidade foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Alderi Fachi, oportunidade em que professores e alunos puderam presenciar o trabalho realizado pela extensionista da Emater Ronda Alta, Marli Bernardi, com o apoio da Secretária Municipal de Educação e Desporto, Elizete Raimondi, do Secretário Municipal de Agricultura, Silvânio Roque Lucca, e sua equipe.
Na ocasião, Marli explicou para as crianças como é feito o sistema de composteira domiciliar e o quanto essa prática pode reduzir consideravelmente o acúmulo do lixo orgânico. Os alunos ouviram atentamente a explanação, comentaram como é o descarte de lixo em suas residências e ficaram empolgados em contar a novidade aos pais.

      O que é compostagem domiciliar?

O lixo orgânico produzido nas residências é colocado em recipientes adequados de forma que ocorra a sua decomposição. Após o período aproximado de 60 dias esta matéria se transforma em adubo orgânico. Trata-se de um processo simples, barato e sustentável, que implica na redução dos resíduos domésticos que seriam encaminhados ao aterro sanitário. Pode ser adotado por qualquer pessoa, mesmo que tenha terreno pequeno.

 

      Como fazer a composteira direto no solo?

1º) pegue o recipiente adequado, com tampa.
2º) corte o fundo.
3º) faça um buraco no solo que tenha o mesmo diâmetro do recipiente e enterre-o de forma que fique uns 10 cm pra fora.

Está pronta! Agora é só descartar o lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas, legumes, erva-mate) dentro da composteira. Após encher o recipiente, abra um novo buraco e reinicie o processo.

O meio ambiente agradece!

dsc_0097_301c

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *