Jornal da Navegantes: Coleta Seletiva, Compostagem e Descarte de Eletroeletrônicos

O programa Jornal da Navegantes desta quarta-feira, 23, trouxe a extensionista da Emater de Ronda Alta, Marli Bernardi e também o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Silvânio Lucca.

Hoje, eles falaram a coleta seletiva do lixo, a compostagem e o descarte correto do lixo eletrônico. Esses trabalhos estão sendo desenvolvidos diante da comunidade, contudo, algumas famílias ainda não se adaptaram.

Em entrevista, sanaram várias dúvidas. O secretário Lucca explanou especialmente sobre o processo de coleta seletiva, que será sim realizado no município. “Iremos retomar um pouco o trabalho sobre a conscientização das famílias, a gente sabe que é um trabalho difícil pois algumas famílias ainda resistem a fazer a separação do lixo”. Segundo ele, primeiro é preciso conscientizar para depois realizar.

Além disso, falou sobre o valor gasto anualmente pela administração municipal com a coleta do lixo, que, atualmente é de praticamente meio milhão. Frisou ainda que se os lixos orgânicos, que totalizam quase 40% do lixo de cada residência, fossem utilizados para adubação, teríamos uma redução enorme de gastos, além disso, compromisso com a natureza.

Marli Bernardi comentou sobre a vida útil do lixo seco, orgânico e formas de utilizá-los para o nosso bem. Inicialmente falou sobre a proposta da Emater  que é a criação de composteiras, como fazê-las e os benefícios trazidos por elas. “Precisamos passar por essa mudança de hábitos, por isso trabalhamos com o poder público, entidades, instituições e escolas, todos engajados, dessa forma”.

Finalizou falando sobre o recolhimento de lixo eletroeletrônico, tendo em vista que no dia 08 de dezembro, das 08h das 17h teremos uma empresa recolhendo esses produtos junto a Praça Mose Missio.

Revise a aparelhagem de sua casa e descarte o supérfluo, melhor ainda, de forma correta, ajude a preservar o nosso meio ambiente! Você terá somente no dia 08.  Fique ligado!

Clique no player abaixo e ouça a entrevista completa:

Fotos:

dsc01763

 

dsc01762 dsc01760 dsc01764 dsc01759

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *