Novembro Azul: Campanha conscientiza homens para prevenção ao câncer de próstata

 

A Campanha Novembro Azul, iniciada no dia 1º, objetiva alertar a população acerca do Câncer de Próstata, e, de maneira especial, conscientizar a população masculina sobre a importância de se cuidar.

Em Ronda Alta, as atividades do Novembro Azul iniciaram na manhã de quarta-feira, 1º de novembro, quando as profissionais do Laboratório da Clínica Municipal realizaram a coleta de sangue dos servidores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, para a realização de exames de rotina.

Os funcionários maiores de 45 anos de idade também realizaram o exame de PSA, utilizado para diagnóstico, monitoramento e controle da evolução do Câncer de Próstata.

Esta ação, que ocorreu nas dependências do Sindicato dos Servidores Públicos de Ronda Alta, foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Câncer de Próstata

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, perdendo apenas para os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, por isso exige exames constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Fonte: A.I. Pref. Mun. de Ronda Alta/ Sílvia Dóro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *