Ronda Alta – CIPAVE realiza mais um encontro

Na manhã de terça-feira, 3 de outubro, ocorreu mais um encontro da CIPAVE (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), em Ronda Alta. Na ocasião a equipe discutiu o trabalho que vem sendo desenvolvido no programa, as dificuldades encontradas para desenvolvê-lo, bem como as ações que ainda precisam ser planejadas. Ainda durante a reunião foi abordada a prática de círculo e repassadas algumas orientações acerca do trabalho de conclusão da formação e a realização de um seminário, programado para os próximos meses.

O encontro aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.

 

CIPAVE

Coordenado pela Secretaria de Educação do Estado, com a parceria das demais secretarias do governo, o programa objetiva orientar a comunidade escolar sobre uma série de situações que podem ocorrer no ambiente escolar, para que, unidos, possam:

– Identificar situações de violência, acidentes e causas;

– Definir a frequência e a gravidade com que ocorrem;

– Averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações;

– Planejar e recomendar formas de prevenção;

– Formar parcerias com entidades públicas e provadas para auxiliar no trabalho preventivo;

– Estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar;

– Realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola.

Ronda Alta está representada por uma comissão formada por diretores, coordenadores pedagógicos, professores, psicólogos, conselheiros tutelares e demais profissionais que atuam na área educacional, que participam das formações que ocorrem uma vez por mês. Durante estes encontros são tratados assuntos ligados à violência, à educação no trânsito, à drogadição, ao Bullying no ambiente escolar e à adolescência com um todo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *