Iniciada a Coleta Seletiva do lixo doméstico em Ronda Alta

Rondaltenses devem estar atentos na separação do lixo doméstico!

Os primeiros passos nos trabalhos de coleta seletiva no município estão sendo dados. A partir desta segunda-feira (02) cada cidadão deverá se adequar, separando o lixo corretamente em sua própria residência.

Ter consciência do quão benéfico é o trabalho em benefício do meio ambiente é o que faz a diferença. Quando pensamos nas questões naturais, automaticamente estamos planejando o futuro, cuidando de nós mesmos e além disso, financeiramente falando, a coleta seletiva é uma forma positiva para se economizar, ou pelo menos, controlar os gastos dos cofres públicos. Outros municípios do norte gaúcho também estão pensando de forma sustentável, observando que o lixo orgânico não deve mais ser enviado as coletoras, mas sim utilizado como forma de obter-se adubo através da compostagem doméstica, para que esse dejeto seja utilizado no quintal de nossos lares, por exemplo. O lixo seco, esse sim deve ser destinado à reciclagem, mas pra isso, as pessoas devem estar cientes de como separar e por que separar.

A EMATER, em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura está trabalhando há vários meses nas comunidades e escolas, estreitando ainda mais esse laço com cada cidadão, explicando sobre o que é a compostagem, cedendo ainda composteiras domésticas aos interessados.

A Rádio Navegantes também já está veiculando áudios informativos durante toda a programação, com o objetivo de ampliar ainda mais o conhecimento de cada ouvinte quanto a coleta seletiva. Esse processo de separação não é um trabalho difícil, contudo, precisa tornar-se um hábito.

Veja só algumas dicas que preparamos para você:

Como separar o lixo doméstico?

Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

O que é a compostagem?

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.

O que é reciclável?

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.

Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Maiores informações junto ao escritório municipal da Emater/Ascar-RS através do telefone (54) 3364-1444 ou na Prefeitura Municipal através do (54) 3364-5900.

Informações: Welliton Fortes

Referência: Ministério do Meio Ambiente




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *