Projeto sugere o mapeamento do Rio Passo Fundo

A Fundação Universidade Passo Fundo juntamente com a Caixa, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (MUZAR), o Museu Histórico Regional (MHR), o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MARVS), que comporta um importante ambiente cultural, e o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, irá desenvolver, na área de abrangência da bacia hidrográfica do Rio Passo Fundo, o projeto “Rio Passo Fundo Patrimônio Paisagístico, Natural e Ambiental Histórico, Cultural, Econômico e Político”. A iniciativa tem por objetivo principal reconhecer a importância do Rio Passo Fundo, em todos os seus aspectos, bem como integrar a comunidade regional na construção de uma cultura de valorização do patrimônio natural.

O projeto, que irá contar com vários parceiros, entre eles o Batalhão Ambiental, CORSAN e o Ministério Público, pretende desenvolver o mapeamento do rio, expedições, exposições, ações educativas, dentre outras atividades que intencionem mostrar e valorizar a história deste importante recurso natural.

O edital que fará esse mapeamento foi lançado na sexta-feira, dia 30 de junho, durante evento realizado no Parque Municipal Banhado da Vergueiro, em Passo Fundo. Na ocasião também foi assinada uma carta de apoio de todas as entidades relacionadas.

 

Rio Passo Fundo

Este projeto é coordenado por Tania Aimi, coordenadora do MHR e do MAVRS, e por Flávia Biondo, responsável técnica do Muzar, e é realizado em parceria com a Agenda 21 Passo Fundo, o Comitê Rio Passo Fundo, a Prefeitura de Passo Fundo, a 1ª Promotoria de Justiça Especializada e a Rede Ambiental de Passo Fundo.

Toda a comunidade que deseja contribuir com o projeto pode participar. Para isso, é necessário, primeiramente, entrar em contato com os museus, por meio do e-mail projetoriopassofundo@upf.br. Logo após, o candidato deve fazer o preenchimento da ficha de inscrição e assinar a Declaração de Uso, não sendo obrigatória a doação de nenhum documento. Por fim, é preciso realizar a transferência do material conforme Declaração de Uso. O período de inscrição se estende até o dia 31 de outubro.

Municípios que fazem parte da bacia hidrogrática do Rio Passo Fundo:

Passo Fundo, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constante do Sul Campinas do Sul, Coxilha, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Gramado dos Loureiros, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Nonoai, Paulo Bento, Pontão, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Rio dos Índios, Ronda Alta, Rondinha, Sarandi, São Valentim, Sertão, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

Fotos e informações: Assessoria de Comunicação UPF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *