ERS 324: Trânsito bloqueado entre Ronda Alta e Três Palmeiras

Na manhã de hoje, terça-feira (04), acompanhamos a reivindicação realizada pelos indígenas da reserva da Serrinha,  na comunidade do Alto Recreio, em Ronda Alta.

As manifestações iniciaram ontem, onde os mesmos ocuparam a sede do Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena em Passo Fundo.

Hoje, eles estão bloqueando a ERS 324, trecho que dá acesso a reserva indígena. A mobilização iniciou por volta das 08h. O trânsito está sendo liberado de hora em hora.  A Polícia Rodoviária Estadual de Nonoai-RS está acompanhando a movimentação.

Algumas das demandas foram aceitas ainda ontem, contudo, os índios não concordam com os cortes que foram realizados na área da saúde e além disso, são desfavoráveis as mudanças que ocorreram na administração do Sesai de Passo Fundo-RS.

“Ontem o dia foi produtivo em Passo Fundo, nossas reivindicações até foram aceitas, porém, parcialmente, então hoje estamos dando continuidade. Há outros indivíduos que entraram na administração da saúde indígena de Passo Fundo e não estão colaborando com nada. As manifestações estão acontecendo hoje em várias reservas, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul” comentou o secretário municipal do índio, Leomar Kaká Inácio.

Ainda nesta tarde, duas audiências serão realizadas as 15h, uma em Florianópolis-SC e outra em Passo Fundo-RS para discutir soluções para o caso.

Fotos e informações: Welliton Fortes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *