RS segue com muitas nuvens e manhã fria nesta terça-feira

 

O Rio Grande do Sul terá mais um dia de ampla cobertura de nuvens, com potencial de pancadas de chuva entre o Centro e o Norte nesta terça-feira. Madrugada e manhã têm temperaturas mais baixas no sul e oeste e possibilidade de nevoeiro, mas aberturas de sol devem ocorrer nessas áreas.

A temperatura sobe lentamente a tarde e a máxima não passa de 20°C na maior parte dos municípios. A MetSul alerta que, entre quarta e quinta-feira, a chuva pode retornar com maior intensidade e risco de temporais, sobretudo para regiões do Centro, Norte e Leste.

As mínimas rondam os 6°C em Bagé e os 7°C em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 19°C.

O nível do guaíba, na segunda-feira, voltou a subir e atingiu 2,20 metros. É muito provável que a atuação do vento que predominou do quadrante sul em boa parte do dia tenha gerado o efeito de represamento na Lagoa dos Patos dificultando o escoamento da água e favorecendo essa elevação.

Nos próximos dias, mesmo que não chova, o nível se manterá ao redor da cota de cheia que é 2,10 metros no cais do porto, devido a toda água que ainda irá descer de seus principais afluentes, sobretudo, o Jacuí e o Sinos, além da contribuição dos rios Taquari, Gravataí e caí.

A chuva retorna e poderá gerar grandes acumulados novamente nesta semana, sobretudo, entre quarta e quinta-feira o que poderá favorecer nova subida no nível dos rios afluentes do Guaíba e no fim da semana trazer impacto para o fim dessa bacia hidrográfica que culmina no agravamento da cheia no lago com efeito nas populações ribeirinhas das ilhas, principalmente.

 

Fonte:Correio do Povo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *