QUARTA-FEIRA É MARCADA COM O INÍCIO DO INVERNO

O tempo segue firme em nossa cidade, com minimas negativas no decorrer do estado porem em nossa cidade o amanhecer foi mais ameno com minimas que chegaram a 10° graus  e com máximas que podem variar a 22° graus no decorrer do dia.

Conforme o ClimaTempo as informações sobre o inverno,  que por sinal se inicia hoje dia 21 de junho e segue até dia 22 de setembro é de que a chuva para até em grande parte da Região Norte. Dias com sol e poucas nuvens predominam na maioria das áreas do país.

Mas no leste do Nordeste, inverno também significa chuva frequente e os eventos de chuva forte são comuns no litoral, na zona da mata e no agreste no leste do Nordeste. A chuva volumosa vem dos DOL – Distúrbios Ondulatórios de Leste – que podem atuar por desde o Rio Grande do Norte até o litoral da Bahia.

Frentes frias continuam chegando ao Brasil, até com forte intensidade, mas muitas vezes a chuva cai quase que somente sobre o Sul do Brasil. Estados como o Mato Grosso do Sul e São Paulo também podem ter eventos de chuva forte na passagem de algumas frentes frias de inverno.

Fortes massas polares, geada e eventualmente queda de neve também são eventos típicos de inverno no centro-sul do Brasil. Algumas massas polares especiais chegam a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas e provocam o fenômeno da friagem. Mas inverno também é sinônimo de aumento de calor na maior parte do Norte e pelo interior do Nordeste por causa da falta de ar polar e da chuva.

As queimadas se alastram pelo país do meio para fim da estação e podem causar graves danos à flora nativa e reservas de biodiversidade, especialmente o cerrado.

 

Informações: CLIMATEMPO




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *