Eclipse solar encanta observadores em Porto Alegre

Um raro fenômeno foi visível nos céus sobre Porto Alegre e grande parte da América do Sul neste domingo de carnaval. Por volta das 11h11min, a Lua cobriu quase metade so Sol, no chamado eclipse anular, com os dois astros bailando em seu espetáculo de luz e sombra.

O fenômeno, que foi melhor observado com equipamentos especiais de astronomia, iniciou por volta das 9h40min e termina no RS cerca de 12h30min, de acordo com a MetSul Meteorologia. Em boa parte do Estado foram feitos registros do eclipse. Depois deste domingo, fenômeno semelhante só deverá ocorrer novamente no Rio Grande do Sul em 14 de dezembro de 2020, conforme o Observatório Nacional.

O Brasil terá a oportunidade de visualizar outro fenômeno solar ainda este ano. Em 21 de agosto, haverá um eclipse total do sol, mas que poderá ser visto parcialmente somente na região Nordeste.

 

Eclipse total mais ao Sul

Neste domingo, o fenômeno pôde ser melhor observado no Sul do continente. Na cidade argentina de Chubut, a 2,6 mil quilômetros ao Sul de Porto Alegre, o eclipse foi total e formou o “anel de fogo” no céu da cidade da Patagônia. No Chile, também foi possível ver o eclipse em sua plenitude.

Cientistas consultados pelo jornal Clarín afirmaram que, na região de Chubut, o ocultamento do Sol chegou a 97%.

Fonte: Correio do Povo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *