Coordenador do curso de Gestão de Cooperativas do CESURG promove palestra em Sarandi

Na noite da última quinta-feira (26), o coordenador do curso de Gestão de Cooperativas e do MBA em Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento Regional do CESURG, professor Carlos Daniel Baioto, realizou a palestra “Os desafios do cooperativismo na sociedade contemporânea”. A palestra foi acompanhada pelos funcionários associados do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural, CREHNOR – Sarandi.

Segundo Baioto, o principal objetivo da atividade foi refletir sobre o lugar do sujeito e das cooperativas, bem como a importância desses agentes na transformação local. O pesquisador salienta que “no contexto contemporâneo, as cooperativas são capazes de desenvolver grandes oportunidades para as comunidades nas quais estão inseridas; tendo em vista que os modelos até então empregados mostraram-se insuficientes”.

Nessa perspectiva, o professor complementa que o CESURG aposta no desenvolvimento social e econômico de Sarandi e região ao ofertar os cursos de Gestão de Cooperativas e o MBA de Cooperativas e Desenvolvimento Regional. “Um dos nossos principais objetivos é o desenvolvimento regional sustentável que leva em consideração as potencialidades dos municípios e as suas necessidades. Nosso desafio é compartilhar conhecimento com os sujeitos que buscam no cooperativismo e desenvolvimento regional uma forma de agregar em suas comunidades”.

Baioto finaliza a explicação ao parafrasear o slogan da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2012 que reconhece que a partir do “cooperativismo é possível fazermos um mundo melhor”.

O cooperativismo Brasileiro em números

O Cooperativismo em Sarandi e na região

De acordo com Carlos Daniel Baioto, o município de Sarandi é um dos celeiros do cooperativismo no estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, a população encontra-se diretamente envolvida com o cooperativismo através de ações desenvolvidas pelas cooperativas locais e pelos seus membros associados.

Sobre o CESURG:

O Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) é uma instituição de ensino superior privada, empreendedora e inovadora. Sua missão tem intuito promover a educação de qualidade nas diversas áreas do conhecimento, para possibilitar a criação de novos profissionais comprometidos com o desenvolvimento social, cultural, econômico e sustentável do Brasil.

Em Sarandi são ofertados os cursos de graduação em Administração, Agronomia, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária e Pedagogia. Além, dos cursos técnicos em Comércio, Enfermagem, Finanças, Informática, Recursos Humanos, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.

Informações sobre os cursos de graduação e técnicos podem ser acessadas no site www.cesurg.com.br ou através dos telefones [54] 9 84239928 ou [54] 33613532.

Sobre o Palestrante:

Carlos Daniel Baioto é graduado em história, mestre e doutorando em Ciências Sociais, coordenador do curso de Gestão de Cooperativas e do MBA em Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento Regional do CESURG. É membro da Casa Cooperativa, Cooperativa Coeducars e Instituto Palavrações. Suas temáticas de pesquisa versam sobre as seguintes temáticas: cooperativismo, tecnologias sociais, economia solidária e educação.



Welliton Fortes introduziu-se na Comunicação bastante cedo. Aos 14 anos, teve seu primeiro programa indo ao AR através da Rádio Navegantes, na época, intitulado Parada Pop. Naquele tempo, o mesmo identificou-se com os microfones, foi se aperfeiçoando, adquirindo seu espaço na 98.3. Em três anos como comunicador, ganhou experiência, apresentando programas de diversos gêneros. Em fevereiro deste ano (2016), já aos 18 anos, assumiu o Jornalismo da Rádio Navegantes, onde vem desempenhando um excelente trabalho, com o objetivo principal de noticiar/informar os rondaltenses sobre acontecimentos do município, curiosidades, informações da região norte do estado e casos de grande repercussão a nível nacional, tudo isso, aliado a veracidade que compõe a sua escrita, onde toda equipe busca trabalhar com fontes concretas. Segundo Welliton, ainda há muito a ser aprimorado. Somente pensando dessa forma a comunidade estará bem informada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *