O que fazer em caso de vazamento de gás

Então, se você ainda não sabe qual é a melhor forma de agir durante um vazamento de gás, fique atento que hoje nós vamos ensinar. Na lista abaixo, como você vai ver, estão selecionadas ações que deve ou não ser colocadas em prática em momentos assim.

Fique atento também às possíveis consequências de algumas ações durante episódios assim, porque, muitas vezes, um ato simples como acender a luz pode colocar tudo a perder. Tenso, não?

Descubra o que fazer em caso de vazamento de gás:

1. Fecha a válvula imediatamente

As válvulas, normalmente, ficam atrás do fogão, mas se você tem o botijão de gás, feche a chave de lá diretamente. Não tente encontrar sozinho onde está o vazamento, usando o velho truque da espuma de sabão, por exemplo. Tenha em mente que a ação mais urgente é impedir que mais gás escape e, para isso, você precisa fechar a válvula.

2. Abra as janelas

Quando você corta o fornecimento de gás, como ensinamos logo a cima, você evita problemas mais sérios, como o início de incêndio no local do vazamento. No entanto, se isso acontecer e você não conseguir fechar a válvula do gás, NÃO TENTE APAGAR O INCÊNDIO SOZINHO.

Saia de casa imediatamente e chame os bombeiros pelo número 193. Eles vão orientar você sobre o que fazer e, se for o caso, irão até você para apagar o incêndio.

Agora, se a situação não for tão extrema, além de fechar a válvula do gás, você deve também abrir as janelas e as portas nas proximidades do cômodo. Isso vai fazer com que o gás acumulado saia do ambiente com a corrente de ar.

3. Desligue a chave geral de eletricidade

Veja bem, caro leitor, estamos falando nessa matéria sobre grandes vazamentos de gás, não sobre aquele pequeno escape que sempre acontece quando a gente demora a acender a chama do fogão, sabe? Portanto, em caso de um grande vazamento de gás, NUNCA acenda ou apague a luz, jamais ligue ou desligue aparelhos eletrônicos.

Quando você pluga um aparelho na tomada, ou o tira de lá; e até mesmo quando você liga ou desliga a luz, o atrito pode acabar gerando pequenas faíscas e, em grandes vazamentos, isso pode ser o suficiente para causar um incêndio ou até mesmo a explosão do botijão. Portanto, desligue, imediatamente, a chave geral de eletricidade.

4. Não use celular ou telefone fixo

Também em caso de um grande vazamento de gás, você não deve usar o telefone fixo ou o celular, mesmo se for para pedir socorro, dentro de casa. O motivo é o mesmo pelo qual você não deve mexer com eletricidade em locais com vazamento.

Outro cuidado essencial é jamais ficar inalando o gás. Saia de casa e espere o socorro na rua ou na casa de algum vizinho. O gás de cozinha, butano e propano, pode matar se inalado em grandes quantidades.

5. Para evitar acidentes relacionados a vazamento de gás, especialistas recomendam:

  • Não instale fogões ou gás por conta própria
  • Se uma das bocas do fogão desligou, não tente ligá-la imediatamente. Corte o fluxo de gás, deixe a casa bem ventilada, espere que a boca do fogão esfrie e, só então, volte a acendê-la
  • Não fogão a gás para aquecer sua casa no inverno
  • Quando for acender o forno ou mesmo uma chama do fogão a gás, certifique-se de que as chamas saiam de todos os orifícios.
  • A cor da chama é extremamente importante: deve ser azul. A cor vermelha (pode indicar que o gás está no final), verde ou alaranjada é uma razão para chamar especialistas.

Fonte: Incrível




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *