Batata frita pode ser mais benéfica que a cozida, aponta estudo

Segundo pesquisadores, usar azeite extra virgem aumenta quantidade de antioxidantes na refeição

Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu algo que vai deixar muita gente feliz: vegetais fritos podem trazer mais vantagens para a saúde do que quando são cozidos. Isso desde que a fritura seja feita em azeite extra virgem.

A descoberta foi feita quando a universidade espanhola realizava estudos sobre a famosa dieta mediterrânea, baseada especialmente em vegetais e azeite extra virgem, que já foi associada à prevenção de doenças degenerativas por conter substâncias antioxidantes. Vegetais crus como batata, abóbora e tomate são cheios de fenóis, um grupo de antioxidantes. Durante os estudos, os pesquisadores se perguntaram se essas substâncias se perdiam conforme o processo de cozimento. A novidade foi que quando os vegetais foram feitos usando azeite extra-virgem, que também é rico em fenóis, esses compostos foram transferidos para a refeição. Assim, a quantidade de antioxidantes aumentou.

Com a fritura, as gorduras e calorias dos ingredientes também aumentaram, mas os pesquisadores acreditam que os resultados podem inverter a lógica de que toda a fritura é ruim. Sendo assim, os alimentos fritos em azeite extra virgem demonstraram potencial maior em prevenir diabetes, câncer e outras doenças degenerativas.

 

Fonte: ZH Vida



Welliton Fortes introduziu-se na Comunicação bastante cedo. Aos 14 anos, teve seu primeiro programa indo ao AR através da Rádio Navegantes, na época, intitulado Parada Pop. Naquele tempo, o mesmo identificou-se com os microfones, foi se aperfeiçoando, adquirindo seu espaço na 98.3. Em três anos como comunicador, ganhou experiência, apresentando programas de diversos gêneros. Em fevereiro deste ano (2016), já aos 18 anos, assumiu o Jornalismo da Rádio Navegantes, onde vem desempenhando um excelente trabalho, com o objetivo principal de noticiar/informar os rondaltenses sobre acontecimentos do município, curiosidades, informações da região norte do estado e casos de grande repercussão a nível nacional, tudo isso, aliado a veracidade que compõe a sua escrita, onde toda equipe busca trabalhar com fontes concretas. Segundo Welliton, ainda há muito a ser aprimorado. Somente pensando dessa forma a comunidade estará bem informada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *