RONDINHA – CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE CONTENÇÃO DO RIO LAMBARI EM PLENA EXECUÇÃO

A obra foi iniciada no dia 24/08/2016 e resolverá o grave problema das enxurradas que alagam parte da cidade de Rondinha, sendo viabilizada após três anos de tratativas, encaminhamentos e tomadas de providências, oportunidade em que um minucioso estudo técnico foi desenvolvido por Engenheiros, Técnicos e outros profissionais que trabalham especificamente na área.

A primeira fase da obra compreendeu a realização da limpeza da área, remoção de árvores, galhos e solo mole superficial, etc. No dia 01 de setembro aconteceu a licitação, modalidade tomada de preços, tendo como vencedora a empresa Transporte Construtora Comércio Indústria de Materiais de Construção Menin LTDA.

Neste momento a segunda fase da obra se encontra em plena execução, ou seja, construção do vertedouro de fundo em linhas de bueiro com envelopamento em concreto, (fotos anexo).

Concluída esta etapa, iniciará imediatamente a construção do barramento com uso de solo compactado. O barramento terá uma base com extensão de 40 metros alcançando 4 metros no topo superior, cuja altura alcançará 10 metros; a extensão de margem à margem terá um largura aproximada de 100 metros.

Todo o projeto tem a responsabilidade técnica e acompanhamento permanente do Engenheiro Miguel Ângelo Gonçalves, que elaborou os memoriais descritivos do reservatório, material a ser utilizado e método executivo, tudo com base no estudo hidrológico da bacia do rio e área atingida. Segundo o Engenheiro, foram tomados todos os cuidados para elaborar e executar o melhor projeto técnico possível e com toda segurança necessária.

O Prefeito Ezequiel Pasquetti, declarou que um grande esforço da equipe de trabalho está sendo realizado para disponibilizar recursos, haja vista, tratar-se de uma antiga reivindicação e necessidade da comunidade. A construção da barragem será contínua e não haverá paralisações sendo que todos os investimentos estão sendo custeados pelos cofres do próprio município.

Por Ederval Lauer

Referência: Diário RS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *