Quem não é visto, não é lembrado, correto?

Toda essa história de recessão econômica no país tem assustado os comerciantes. Se você é um dos que está com medo dessa baixa no mercado, lá vai uma dica: não fique! As pessoas continuam comprando o que precisam — e até o que não precisam —, só estão um pouco mais seletivas e inseguras em relação aos seus gastos.

Entenda o que é importante para seu público

vender mais em datas comemorativas

Antes de anunciar uma promoção, procure saber o que o público espera da sua marca nessas datas comemorativas. Não adianta apostar todas as fichas em campanhas que não vai atingir os seus consumidores!

Crie uma estratégia com benefícios que vão gerar interesse nos seus clientes. Muitas vezes é possível aumentar o número de vendas sem precisar criar grandes promoções!

Pense em ações fora do comum

Muitos varejistas desenvolvem ações promocionais parecidas nas datas comemorativas, e isso faz com que o consumidor se desinteresse pelas marcas. Um exemplo disso é oferecer o mesmo percentual de desconto que os seus concorrentes.

Pense fora da caixa e procure desenvolver ações que chamem a atenção do seu público por serem únicas e criativas! Além disso, evite repetir as ações já realizadas ao longo do ano. De nada adianta criar uma campanha legal para o Dia da Mulher e usar o mesmo modelo no Dia das Mães. Inove!

Prepare o seu estoque

Não ter produtos em estoque quando se realiza uma promoção é um grande tiro no pé. A partir do momento que a sua marca deseja conquistar novos clientes, ela deve estar preparada para atender às expectativas de todos eles. Caso contrário, todo o esforço para promover a sua marca de forma positiva pode ir por água abaixo.Organize-se com antecedência!

Escolha bem os meios de comunicação

Sua estratégia de marketing deve estar totalmente alinhada às suas metas de venda para as datas comemorativas. Dessa forma, é importante entender quais são os canais de divulgação mais ouvidos pela população.

Crie campanhas de acordo com o perfil de cada plataforma e divulgue o seu material com uma certa antecedência. Os períodos que precedem datas comemorativas são marcados por inúmeras ações de marketing, e o consumidor é bombardeado por elas o tempo todo. Busque uma forma de atingir o seu público de maneira que ele escolha a sua marca em detrimento das outras.

Decore sua loja

Uma boa decoração é capaz de chamar a atenção dos consumidores para a sua marca. Procure decorar a sua loja de acordo com a ocasião. Vale ornamentar a vitrine, o interior da loja e até personalizar embalagens de presente, por exemplo. Combine os elementos visuais da sua loja para garantir uma boa experiência para o consumidor!

Analise os resultados

Não adianta planejar várias ações para datas comemorativas se você não analisar com cuidado o retorno que cada uma traz para a sua marca. Ao considerar resultados como os custos de divulgação, o volume de vendas e o ticket médio do seu cliente, você consegue ajustar suas estratégias para vender mais na próxima oportunidade.

Texto: PACO




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *