Público de toda a região prestigia a Expoiraí

Durante o fim de semana, o município de Iraí recebeu visitantes de toda a região na Expoiraí 2016, Feira Multissetorial, que reuniu diferentes setores, como o turismo termal, feira da terneira, mostra da agricultura familiar, indústria, comércio, artesanato, prestação de serviços, agropecuária e muito mais. A Emater/RS-Ascar foi uma das apoiadoras do evento e preparou um espaço institucional, contemplando áreas como segurança e soberania alimentar, troca de sementes e piscicultura, entre outras atividades.

 

A equipe da Emater/RS-Ascar foi responsável pela organização do artesanato e do espaço que foi ocupado pelas famílias que comercializaram diversos produtos da agricultura familiar. A exposição contou com a participação de artesãos de Iraí, Frederico Westphalen e Planalto. Entre os produtos comercializados, os visitantes puderam adquirir frutas e verduras in natura, além de alimentos processados, como vinho, sucos, mel, melado, panificados e doces.

734_-_ira__-_expoirai_2

Outro espaço organizado pela Emater/RS-Ascar que ganhou destaque na Feira foi o destinado ao Turismo Rural e à organização da propriedade. A equipe da Emater/RS-Ascar de Iraí, contando com o apoio de extensionistas, organizou um espaço que lembra o meio rural e suas belezas. O local foi destinado à divulgação da Campanha Regional Minha Propriedade, Meu Paraíso, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios da região, que estimula a organização da propriedade e a melhoria de arredores, através de práticas de paisagismo e jardinagem, para promover a qualidade de vida das famílias do campo.

 

Os agricultores que visitaram o espaço da Emater/RS-Ascar na Feira puderam adquirir e trocar sementes crioulas. Esta foi a terceira edição da troca de sementes do município, que neste ano aconteceu durante a Expoiraí. O resgate histórico das ações da Emater/RS-Ascar nos últimos 60 anos também fez parte da Feira, bem como o trabalho de Extensão Rural realizado no município de Iraí desde 1981.

 

Parceiros da Emater/RS-Ascar, como a Creluz e a Ferticel, estiveram junto na Feira. A Creluz fez distribuição de mudas nativas no espaço da Emater/RS-Ascar e a Ferticel demonstrou o cultivo de morangos através da técnica slab.

 

Fonte: Emater/Ascar-RS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *