RS terá sol entre nuvens e tarde quente nesta segunda-feira

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira. Na Metade Norte e na faixa Leste, ocorrem períodos de maior nebulosidade com chance de chuva isolada e irregular. Há maior probabilidade de precipitação em pontos da Metade Norte.

Na terça, áreas de instabilidade avançam do Norte argentino e trazem chuva na maioria das regiões no decorrer do dia. Maiores volumes (localmente 50 mm a 100 mm) são esperados na Metade Oeste com risco de alguns temporais isolados de chuva forte, raios, vento e granizo localizado.

As mínimas rondam os 13°C em São José dos Ausentes e os 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 28°C.

Segue alerta para as cheias no RS. O Lago Guaíba atingiu no começo do sábado 2,65 metros na leitura do Cais Mauá, junto ao Centro de Porto Alegre. Trata-se de valor histórico. A atual cheia do Guaíba passou a ser a segunda maior em 75 anos no mês de outubro, só atrás do pico de 2,94 metros de outubro do ano passado, superando os 2,50 metros que foram anotados em outubro de 1963, conforme os registros da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).

O Guaíba começou a baixar sábado à noite após passar grande parte do dia em estabilidade e seguia baixando no domingo, com 2,35 metros. Ainda estará na cota de cheia (acima de 2,10 metros) no começo da semana.

O quadro segue de atenção porque há possibilidade de vento do quadrante Sul que gera represamento do Guaíba até terça. Entre quinta e sexta, o quadro fica ainda mais agravado, durante o ingresso de uma massa de ar frio no Estado.

Fonte: Correio do Povo


TAG


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *