Ronda Alta – Emater/RS-Ascar promove ação de inclusão com famílias indígenas

Através do Plano Socioassistencial, de promoção à inclusão social e produtiva, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar de forma planejada e continuada, 25 famílias da aldeia indígena Pedras Brancas, de Ronda Alta, recebem capacitações e participam de atividades e oficinas em diversas áreas. Um dos objetivos do Plano é incentivar ações de segurança e soberania alimentar.  

“Desenvolvendo o tema conforme cronograma realizamos palestra e o resgate dos pratos da base alimentar da cultura Kaingang, através de depoimentos das participantes”, explicou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marli Bernardi. Durante a atividade, as famílias participaram de oficinas demonstrativas de beneficiamento de alguns alimentos, contando com a contribuição das integrantes do grupo indígena.

Grupos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Ronda Alta participaram da atividade para conhecer mais da cultura indígena. “Essa atividade foi muito proveitosa, agregou muito conhecimento ao público visitante e serviu para aproximar as culturas”, salientou Marli.

Os Planos Socioassistenciais são desenvolvidos nos 42 municípios de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, beneficiando centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, assessorados pelas equipes dos escritórios municipais. As ações visam promover a inclusão social e produtiva e a garantia e defesa de direitos das famílias assistidas.

Assessoria de Imprensa Emater-RS/Ascar




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *