Consulta sobre separação dos três estados do Sul para formar um novo país acontece no próximo sábado

Será realizado neste sábado (1º/10) o Plebisul, consulta informal organizada pelo movimento “O Sul é Meu País” que visa a separação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do Brasil para formar um país independente.

A consulta popular será realizada nos três estados e tem como objetivo obter 5% do eleitorado da região. Devem ser disponibilizadas urnas 1.190 municípios para verificar se a população concorda ou não com a separação.

 Os participantes devem responder a seguinte pergunta: Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente? As opções de resposta serão: SIM ou NÃO.

 Para Passo Fundo a organização prevê a instalação de 24 urnas. Até o momento estão cadastrados em torno de 15 locais de votação.

 As razões para a separação que traria autonomia e independência aos três Estados do Sul não faltam. Entre eles, está a desigual distribuição de recursos.

 A ideia propagada pelo “O Sul é meu País” não é nova – surgiu em 1992 – mas nunca esteve tão em pauta, impulsionada pelas crises políticas, econômica e principalmente, de valores, nas três instâncias do Poder do Governo Federal.

 O objetivo principal do PLEBISUL que vai consultar a população do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é gerar uma declaração pública sobre a opinião do Povo destes estados, se deseja, ou não, que esta região se torne um país independente.

Fonte: Rádio Uirapuru

urna1




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *